Já imaginou o que seria experimentar uma espécie de Google Maps do tempo dos romanos, descobrir qual o melhor percurso para a viajar entre Olisipo (Lisboa) e Bracara Augusta (Braga), e quanto tempo demoraria esse trajeto? Com Itiner-e.org já é possível responder a todas essas questões.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Criado por uma equipa de arqueólogos britânicos, esta plataforma quase que duplicou a extensão total das estradas romanas mapeadas até à data (segundo o Atlas do Mundo Grego e Romano da Barrington), elevando o mapa conhecido de 188.555 km para quase 300.000 km de rotas, com a vantagem de serem acessíveis de forma interativa.

O conteúdo desta base de dados é sustentado por séculos de investigação arqueológica, referências históricas como o Itinerário de Antonino e a Tábula Peutingeriana, e a localização de milhares de miliários (os marcos de estrada romanos). Ao clicar numa estrada, terá acesso a todas as informações referentes à sua descoberta e mapeamento, sendo indicada a bibliografia da informação, assim como o seu autor e a data.

Uma das particularidades mais interessantes deste mapa não é somente a distância em quilómetros, mas sim poder optar pelo tipo de transporte que irá usar para percorrer um determinado percurso. Tem à sua disposição quatro modos de transporte terrestre, como ir a pé, de carroça ou num correio a cavalo, com o mapa a ajustar o tempo de percurso estimado tendo em conta a inclinação do terreno.

Em resumo, o Itiner-e não é só um mapa bonito para historiadores; é uma ferramenta interativa que nos permite compreender a verdadeira escala logística, militar e comercial que manteve o Império Romano unido durante tanto tempo. O acesso ao mapa é gratuito, e pode ser acedido em qualquer browser através deste link.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.