http://imgs.sapo.pt/gfx/132535.gif

Foi inaugurado na semana passada o novo espaço virtual de diálogo e de informação que assegura "oferecer novas formas de fazer jornalismo e de informar". Dando pelo nome de Correspondente.net, baseia-se no modelo do site norte-americano Kuro5hin, constituindo a primeira tradução do software utilizado nesse portal para uma língua estrangeira.



Afirmando-se seguidor do tipo de jornalismo colaborativo, este Correspondente.net, da responsabilidade de Jorge Martins, visa tornar cada leitor num agente activo, dado que são os utilizadores a decidir se os artigos enviados - na sua maior parte por outros utilizadores - são ou não publicados no site.



Nos primeiros meses de actividade, este site irá integrar uma investigação universitária sobre jornalismo digital no âmbito de um mestrado que o organizador do portal está a tirar no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). O conteúdo do site irá ser constituído por artigos informativos e de opinião relativo a assuntos sobre sociedade, política, política internacional, educação, cultura, media e ciência e tecnologia.



O Correspondente.net pretende ainda contar com a colaboração regular da imprensa universitária e de alguns jornalistas. Existem também planos para incluir um espaço para weblogs dos utilizadores, que estará em versão experimental restrita durante os primeiros meses de funcionamento do site.




Sites de dias anteriores:



23/06/2002

Linhas de orientação para a acessibilidade

Este site irlandês propõe aos seus visitantes a consulta de linhas de orientação sobre a acessibilidade em áreas como a Internet, telecomunicações, software e terminais de acesso público.




22/06/2002

Os mais feios da "bola"

Para navegar por este site sobre futebol, nem sequer necessita de ser adepto da modalidade. Aqui a "redondinha" é posta de lado e a única coisa que interessa é o aspecto físico dos jogadores - mais propriamente o seu "mau" aspecto físico...




21/06/2002

Um blog português sobre jornalismo

Os blogs tornaram-se famosos nos Estados Unidos quando as vedetas do
jornalismo adoptaram este suporte. Em Portugal, António Granado, do Público,
tem o seu próprio diário sobre jornalismo há mais de um ano, mas ainda faz
parte da minoria.




20/06/2002

Farto de receber mensagens inúteis?


Se está farto de receber emails indesejados e pretende anular esse incómodo, use o SpamNet, uma ferramenta de combate ao spam que permite pela primeira vez que os próprios consumidores lutem contra este propósito através de um único clique.




19/06/2002
Uptimes em Portugal
Qual é o tempo que um servidor Web está online sem ser necessário reiniciá-lo? A equipa do PTnix quer ajudar os utilizadores a responder a esta pergunta, tendo criado uma secção no seu site dedicada a uptimes.




18/06/2002
Jornalismo com consciência

Sem fins lucrativos, sem o suporte de um grande grupo financeiro e baseando-se na filosofia do software open-source, a ezine brasileira Nova-E aborda com personalidade temas sobre activismo, economia digital e cibercultura.




17/06/2002

Como avaliar uma boa página Web?

Se é um cibernauta atento certamente já se questionou sobre quais os critérios mais adequados para determinar se uma página Web é média, boa ou realmente boa. Se ainda não conseguiu chegar a nenhuma conclusão, tire as suas dúvidas navegando até este site.




16/06/2002
Banda desenhada em francês
Cobrir a actualidade noticiosa sobre a banda desenhada é um dos objectivos do portal francês laBD.com. Por detrás deste site está o Centro nacional da banda desenhada e da imagem (CNBDI) de Angoulême, França.




15/06/2002

A cultura hacker, na teoria e na prática
Abrangendo desde ensaios sobre o hacking ético e a influência do capital na Internet a manuais acessíveis sobre a infra-estrutura .NET, redes sem fios ou algoritmos criptográficos, o site New Order é uma mina de ouro para verdadeiros hackers




14/06/2002

Construa o seu próprio site
Se está cansado da informação padronizada disponibilizada pela maioria dos portais e acha que sabe mais ou pode fazer melhor, mesmo sem perceber de tecnologia, então utilize o dAaZ e crie a sua área de conteúdos sobre qualquer assunto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.