Editar um vídeo pode parecer, à partida, uma tarefa fácil. Mas se quiser apostar em algo mais complexo, e não sendo propriamente um especialista na área, a probabilidade de o grau de dificuldade aumentar é grande. O Clipchamp pretende ajudá-lo nesse desafio.

De forma a personalizar a experiência, o editor de vídeos online coloca-lhe algumas perguntas depois de criar uma conta. Em primeiro lugar tem de definir a sua profissão e informar a plataforma sobre o tipo de vídeos que tem por hábito criar. Com que frequência costuma produzir estes conteúdos é a última questão feita pelo site.

Assim que esta fase estiver finalizada vai ter acesso a um painel no site com alguns templates já sugeridos, com base na informação que deu inicialmente. De qualquer forma, tem sempre a possibilidade de criar o vídeo de raiz, clicando na opção "criar um vídeo”, tendo de escolher o formato, nomeadamente se para o Instagram ou para o YouTube.

Clipchamp

De seguida, é encaminhado para o painel de edição de vídeos. Numa secção pode colocar vídeos, imagens e áudio, tendo a possibilidade integrar diretamente vídeos gravados pela webcam ou através de captura de ecrã.

Para além do vídeo, são vários os elementos que pode adicionar ao conteúdo, como gifs, texto ou várias camadas. À medida que vai selecionando as suas preferências arraste o conteúdo para a biblioteca e, a partir daí, pode editar o vídeo. Assim que estiver finalizado basta exportar.

Uma das vantagens da plataforma é a possibilidade de integrar os ficheiros na cloud, o que lhe permite editar o projeto em diferentes equipamentos. A ferramenta é gratuita mas com limitações, tais como a exportação de videos limitada a 480p. Existem três versões pagas que dão acesso a mais funcionalidades e outras opções mais avançadas. Caso tenha dúvidas, o serviço tem um conjunto de artigos com dicas e conselhos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.