http://imgs.sapo.pt/gfx/145057.gif

O projecto OpenBSD tem como objectivo disponibilizar um sistema operativo da família Unix que seja seguro, fiável e robusto com criptografia integrada. Actualmente na sua versão 3.1, esta plataforma continua restrita a um pequeno mas fervoroso grupo de utilizadores que a utilizam em servidores, gateways e firewalls, dispositivos informáticos que não são visíveis nem empregues pelos consumidores comuns, mas que são essenciais para o funcionamento seguro e sem falhas das redes de comunicação.



Apesar do surgimento de muitos sites portugueses sobre OpenBSD, o seu tempo de existência foi reduzido, na maior parte dos casos. A funcionar oficialmente desde o início desta semana, o novo grupo de utilizadores portugueses do sistema operativo tem como objectivo alterar esta situação, pretendendo contribuir para a troca de ideias e de experiências.



Este site é organizado pelos responsáveis do canal de IRC #OpenBSD da PTnet e irá funcionar com base nas contribuições dos utlizadores, das discussões realizadas no fórum, bem como na mailing-list nacional sobre o sistema operativo. Como explicam os seus organizadores, "ninguém aqui quer ensinar, mas todos podemos aprender algo de novo com o próximo".

Sites de dias anteriores:

28/08/2002
Momentos históricos da gastronomia
Para aqueles que têm, digamos, uma relação mais estreita com a comida, fica a sugestão de um site sobre a mesma, relativo em particular à história de alguns dos ingredientes e iguarias gastronómicas da nossa ementa diária actual.

27/08/2002
O dia a dia do mundo dos computadores e das redes
O NewsScan oferece um sumário diário de notícias sobre tecnologia de jornais, revistas e publicações online, incluindo os URLs dos artigos. Também integra ocasionalmente a secção do Assinante Honorário e uma coluna sobre livros interessantes.

26/08/2002
Os "Dez Mais" dos críticos de cinema
Os "Tops Ten" de alguma coisa são sempre discutíveis, nomeadamente se se referirem ao cinema e mais propriamente aos melhores filmes dos últimos tempos. Mas como o top sugerido contou com a opinião de 145 críticos da área, poderá merecer uma visita

25/08/2002
Refazer e recombinar música contra os direitos de autor
Aos olhos de um grupo de amantes brasileiros de música, os conceitos de propriedade intelectual aplicados à música estão a desintegrar-se desde há muito. Por isso, criaram o site Re:combo onde se podem divulgar músicas recriadas a partir dos originais.

24/08/2002
Mapas para pequenos internautas
Neste site mexicano, os mais novos poderão aprender a situar geograficamente o seu país, a praia que costumam frequentar, ou até mesmo a sua casa face ao resto do mundo. Mas apesar de ser um espaço para aprender, também apresenta muita brincadeira...

23/08/2002
Tecnologia "pura e dura"

Os fanáticos hardcore pela tecnologia podem satisfazer o seu apetite insaciável por saber como é que funcionam os PCs, as consolas de jogos ou periféricos no ExtremeTech. Quem visita este site sabe que irá encontrar todas as respostas que procura.

22/08/2002
A história dos líderes do nosso tempo
Como os seus responsáveis explicam logo a partir da homepage, o site proposto é um serviço gratuito da Web que apresenta biografias contextualizadas dos protagonistas da política internacional do nosso tempo.

21/08/2002

Crítica de Rock'n'Roll
Dos Fall aos Clash, dos Beatles aos Led Zeppelin, passando pelos eternos Stone e os contemporâneos Flaming Lips, no site de Mark Prindle podem ler-se críticas argutas, irónicas e por vezes sarcásticas dos melhores discos do semi-secular Rock'n'Roll.

20/08/2002
Consequências das alterações climáticas
Com as tempestades de chuva e neve que têm assolado alguns dos países da Europa em pleno Verão, convém pensar e perceber melhor as alterações do clima no nosso planeta e a forma como a actividade humana contribui para tal visitando este site.

19/08/2002

A desconstrução da realidade urbana

Ultrapassando os limites de uma publicação online, Social Fiction é um projecto artístico baseado na Web mas exercendo actividades na realidade, como passeios experimentais por cidades, performances de spoken word e DJing.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.