http://imgs.sapo.pt/gfx/148273.gif


Calcula-se que, ao todo, o número de prédios abandonados em Lisboa seja superior a cinco mil. Estes prédios poderiam servir de habitações e de lares para dezenas de milhares de famílias, jovens e idosos, não fosse a especulação e o desinteresse dos proprietários e a ineficiência ou corrupção das várias administrações autárquicas.



Como resultado, apesar do aparente bulício que preenche toda a Lisboa durante as manhãs e as tardes, a partir do anoitecer as ruas da cidade tornaram-se cada vez mais desertas nas últimas décadas. A população vê-se obrigada a deslocar-se para os subúrbios. Para além disso, há que contar com a degradação do ambiente urbano que este abandono dos prédios do centro de Lisboa acarreta e com o aumento da insegurança.



O site Lisboa Abandonada é um projecto feito por e para cidadãos que funciona como um registo fotográfico aberto às contribuições de quem estiver interessado. Actualmente pertencente à Associação Renovar Lisboa, o espaço virtual conta neste momento com cerca de 1500 entradas relativas a edifícios. Cada prédio tem uma ficha acompanhada de uma fotografia, classificação do IPPAR, situação actual, nome do proprietário, história, mapa da rua e da freguesia.



O site disponibiliza ainda um fórum de discussão sobre os problemas da cidade e da sua renovação, bem como uma lista actualizada de artigos da comunicação social que estejam relacionados com o tema. Uma iniciativa interessante que demonstra de que forma é que os cidadãos podem unir-se e contribuir para melhorar a política autárquica e a qualidade de vida em Lisboa.

Sites de dias anteriores:

16/09/2002
Regresso às aulas

Concebido por uma professora do primeiro ciclo, este site pretende ser uma ajuda para professores e pais, e ainda uma fonte de entretenimento e conhecimento para as crianças. Entre as diversas informações constam alguns conselhos para o regresso às aulas.

15/09/2002
Histórias e anedotas sobre utilizadores de computadores
Já todos ouvimos a história do utilizador de computador que dobrou ao meio uma disquete de 5 1/4 para caber numa drive de 3 1/4, ou da loura que usou corrector no ecrã. Neste site são apresentadas mais algumas histórias e anedotas do género.

14/09/2002
Nariz de cão nunca conheceu o verão
Grandes, pequenos, pontiagudos, gordos, pretos, rosa ou castanhos. Fotos de narizes de cão de ângulos nunca antes vistos e de variadas raças à escolha. Tal como os responsáveis do site dizem, "frios, molhados e prontos para cheirarem".

13/09/2002
O museu dos relógios de pulso estranhos
O Pocket Calculator Show presta mais uma vez homenagem a uma daquelas tecnologias que em determinada altura teve êxito, mas que acabou por cair em desuso. Na exposição sugerida os internautas são convidados a assistir a um "desfile" de relógios LCD.

12/09/2002
Links para informação académica
Não deixe que o design pouco ambicioso o afaste deste portal, valioso recurso para todos aqueles (estudantes, professores, investigadores ou simplesmente interessados) que procuram informação sobre temas que vão desde a arquitectura à medicina.

11/09/2002
Recordar o 11 de Setembro
Depois da tragédia de há um ano atrás nas Torre Gémeas de Nova Iorque e no Pentágono, centenas de sites (senão milhares), fizeram a memória deste acontecimento na Internet. O que lhe propomos recolheu as imagens das páginas dos principais sites noticiosos.

10/09/2002
Todos os resultados
De forma rápida, o motor de busca Dogpile afirma conseguir apresentar todos os resultados relacionados com qualquer pesquisa. Contando com um cão como mascote, este é mais um site alternativo para juntar aos favoritos.

09/09/2002
Em defesa do desarmamento
Em português e espanhol, este site propõe-se promover o debate sobre o armamento e servir como fonte de informação, veiculando notícias, estudos, leis e temas sobre as campanhas relacionadas com o desarmamento e direitos humanos.

08/09/2002
Os miúdos pela paz
O MaMaMedia é mais um site dedicado às crianças na Internet. Animado, divertido e com bastantes jogos, promete alguma diversão em dias de chuva, mas em inglês. Este mês o tema principal é a paz.

07/09/2002

O museu das bananas
O que diria Freud acerca deste museu dedicado - segundo a autora - "ao fruto mais perfeito de todos"? E desenganem-se de uma vez os que pensaram na laranja, porque estamos mesmo a falar de bananas, ou não teríamos mencionado o mentor da psicanálise.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.