http://imgs.sapo.pt/gfx/278182.gif
A tragédia no sudeste asiático fez proliferar na Internet os sítios com informação sobre tsunamis, sismos e maremotos.
Neste contexto a Wikipedia assume algum destaque por ser uma das mais completas fontes de informação sobre o assunto reunindo informações muito pormenorizadas sobre o evento, responsável pela morte de pelo menos 150 mil pessoas.
A informação já compilada nesta enciclopédia livre, enriquecida pelos seus utilizadores, dá-nos uma perspectiva dos maremotos que já no século XX atingiram tais dimensões, explicando o processo geológico por trás do fenómeno.
As imagens complementam os textos que tentam explicar o antes e o depois nos sete países mais afectados, mostrando que a existência de instrumentos para medir a intensidade sismológica no mar poderia ter feito toda a diferença.
Sites de dias anteriores:
05/01/2005
Em busca de respostas
Este novo motor de busca é apresentado como complementar ao popular Google e não como um rival. O Answers.com propõe-se ajudar na procura por definições ou outro tipo de informação enciclopédica, e não necessariamente por páginas Web associadas.
04/01/2005
Histórias ilustradas
O 1h05 explora conceitos visuais para contar histórias simples ou complicadas, levando o visitante do site por novos caminhos da publicação web, onde o projecto Days in a Day é o exemplo mais evidente.
03/01/2005
Pela verdade da informação
O Power Line é um espaço assegurado por três advogados americanos críticos da parcialidade da comunicação social americana. O blog encetou uma cruzada contra o programa 60 Minutos e a reportagem falsa que passou sobre Bush tornando-se ainda mais popular.
02/01/2005
Casas do futuro
Como serão, a que critérios irão obedecer, com que materiais iremos levantar paredes? Algumas questões respondidas neste site australiano que desafiou diferentes arquitectos para conceberem protótipos de casas de vanguarda, habitáveis, claro!
01/01/2005
Ano Internacional da Física
O ano que agora começa foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Física, comemorando o centenário das descobertas científicas de Albert Einstein. Em Portugal o comissário nacional é o presidente da Sociedade Portuguesa de Física.
31/12/2004
Revisão do ano
O Sapo faz a revista do ano e junta os momentos que marcaram a actualidade nas diversas áreas. Está lá o melhor do desporto, da política caseira e internacional e as personalidades que fizeram o acontecimento. Visite e recorde.
30/12/2004
O ano em buscas Google
Como é habitual, a ferramenta de busca mais popular da Internet oferece uma retrospectiva do que os internautas mais pesquisaram a partir das suas páginas ao longo do ano, reflectindo alguns dos maiores eventos e tendências de 2004.
29/12/2004
"Sucata" histórica
Os artefactos apresentados neste site têm mais de um século, mas não deixam de ser robots. As maravilhas mecânicas desenhadas no século dezanove, muitas vezes para exposições ou ilustração de livros, conseguem surpreender ainda hoje os entusiastas.
28/12/2004
Em busca da informação dispersa
O Teoma é uma boa alternativa para orientar as suas pesquisas na Internet. Este motor de busca tem melhorado a sua eficácia, garantem os responsáveis que deram ao projecto um lema sugestivo: pesquisa com autoridade.
27/2004
Um hack por dia
Esqueça a conotação negativa que a expressão ganhou nos últimos tempos. O Hack a Day não ensina a crackar sistemas nem infectar PCs de ninguém, deixa apenas sugestões para que os internautas possam usufruir melhor dos dispositivos de que dispõem.
26/12/2004
Cidade das maravilhas
Depois da brincadeira do Natal, a visita à canadiana Wonderville poderá ajudar a diversificar os momentos de distracção das crianças. Neste site a proposta passa por actividades científicas, muitas das quais devem ser acompanhadas pelos pais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários