http://imgs.sapo.pt/gfx/110921.gif


Apesar da decisão do U.S. Copyright Office - que impôs o pagamento de taxas por parte dos sites que funcionam como estações de rádio às companhias discográficas - poder colocar em causa a sobrevivência deste negócio, os webcasters ainda não fecharam as portas. Este termo refere-se aos serviços online que permitem que o ouvinte personalize a emissão recebida ou até que crie o seu próprio canal.



O site Live365.com é um dos mais famosos nesta área. Criado em Julho de 1999, atrai mais de um milhão de visitantes por mês e inclui mais de 40 mil canais, abrangendo estilos músicais como heavy metal, ópera e música folk. Mas em vez de se limitar a ser um espectador, qualquer pessoa pode cria a sua própria estação de rádio online.



Mediante o pagamento de uma taxa inicial de subscrição no valor de 15 dólares (17,21 euros ou 3.451 escudos) e de uma taxa por despesas de manutenção no valor de 5 dólares (5,73 euros ou 1.150 escudos), o Live365.com cede ao assinante o seu próprio canal acessível a partir do site do serviço. Os membros podem então fazer o upload dos seus ficheiros de música digital e organizar as faixas em playlists, tal como uma rádio difundida por ondas electromagnéticas



O Live365.com difunde gratuitamente a música a qualquer visitante que clicar no canal a partir do seu site da Web. Ao nível básico, cada membro tem direito a 100 MBytes de espaço - o suficiente para cerca de quatro horas de música. Mas os utilizadores mais intensivos poderão acrescentar até 1 Gbyte, mediante custos adicionais.



Quem tiver mais posses, pode ainda desembolsar 5 dólares por mês para efectuar transmissões ao vivo e em directo ao seu canal digital. Os utilizadores podem introduzir cada música antes de ser tocada, alojar actuações ao vivo ou mesmo criar programas com espaços de conversa.





Sites de dias anteriores:




23/02/2002

Fantasporto: um festival do fantástico

Se adora cinema e até sonha ganhar um Óscar um dia, fica aqui o conselho de visitar o site da edição 2002 de um dos maiores eventos da indústria cinematográfica em Portugal, o Fantasporto, que se encontra alojado no portal Sapo.




22/02/2002

Os Legos "sérios" de um engenheiro inglês

Se este fosse mais um sitio virtual dedicado aos Legos de brincar possivelmente seria remetido para um Site do Dia de fim-de-semana, mas como se auto-intitula "Serious LEGO", a redacção do TeK decidiu apresentá-lo hoje.



21/02/2002

Fenacerci renova site

Ter à disposição na Internet um conjunto de
informações referentes a cidadãos com
necessidades especiais e reunir num site diversa
legislação e outras actualidades sobre o tema é o
objectivo da renovada página Web da Fenacerci.

20/02/2002

Antenas e campos electromagnéticos no site da ANACOM

A ANACOM colocou online esta semana uma página especialmente dedicada às antenas e à exposição a campos electromagnéticos. Aqui vai poder encontrar a informação legislativa deste sector e esclarecer dúvidas sobre os serviços de radiocomunicações.



19/02/2002

De espectador a participante

O Adbusters é uma rede de activistas, artistas e estudantes que visa combater de forma incisiva e sarcástica a comercialização da vida quotidiana, através de campanhas que denunciam "as injustiças na economia global e a desinformação empresarial".



18/02/2002

A fotografia do ano 2001
A organização World Press Photo foi criada em 1955 nos Países Baixos e é responsável por um dos mais prestigiados concursos actuais de fotojornalismo no qual se selecciona a fotografia que mais se destaca de todas as outras. Este ano não foi excepção.




17/02/2002

Caminhadas pelo mundo fora
Se for adepto dos longos passeios a pé, em dias solarengos ou nem por isso, no meio do verde, vai com certeza apreciar "as vistas" deste site holandês que, através dos seus links, sugere percursos do género para vários países do mundo.




16/02/2002

Quase toda a Internet num só dia

Hoje não deve perder a oportunidade de visitar o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa. A entrada é gratuita e terá a oportunidade de conviver com as várias áreas de desenvolvimento da Internet em Portugal.




15/02/2002

A história da net.art

Num caderno especial do jornal madrileno El País a propósito da edição de 2002 da feira de arte contemporânea ArCo, que decorre todos os anos em Fevereiro, pode-se acompanhar a história da net.art desde 1994 até ao final de 2001.


14/02/2002

O amor é para todos até para os PCs

Entre nesta galeria digital que quer partilhar a cultura visual com layouts diferentes, baseados em interacções como computador/amor, ferramenta/criatividade e lógica/enamoramento, especialmente para quem gosta de novas propostas de design.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.