Tudo começou nos ícones do ambiente de trabalho ou desktop dos nossos computadores ou nos jogos da Nintendo e da Atari. Pequenas imagens que foram concebidas pixel por pixel, sob constrangimentos abissais, como dimensões minúsculas, uma gama de cores reduzida e nenhum blending. Estes artistas tinham que criar imagens que fossem minúsculas, em termos do tamanho do ficheiro e que, em simultâneo, se continuassem a assemelhar-se ao objecto ou pessoa que representavam.

Ao longo dos anos, os jogos de arcada originais foram sendo ultrapassados por títulos com gráficos tridimensionais e criados mediante recurso a ferramentas de software e hardware cada vez mais dispendiosas, que davam às imagens uma maior sensação de proximidade com a realidade. Mas os artistas que utilizavam esta técnica continuaram a desenvolver ícones e outro tipo de imagens que puxavam os limites do que era possível fazer. Em muitos casos, ficavam limitados a utilizar apenas ângulos de 45 e 90 graus. Mas à medida que o tempo foi passando, começaram a desenvolver formas de criar obras de arte magníficas mesmo estando condicionados a essas limitações, o que é bastante conveniente num suporte como a Web.

Actualmente, o maior expoente de Pixel Art que se pode encontrar na Web é o colectivo germânico Eboy, de Berlim. Da mente dos seus quatro elementos e contando com a ajuda de computadores Mac e do Adobe Photoshop 7.0, a mais recente versão da ferramenta de trabalho indispensável para todo o Web designer e
designer gráfico, surgiu um universo que nos faz recordar a LegoLand,
os jogos de arcada clássicos do final dos anos 80 da Nintendo e da Atari ou o
Sim City original e o interface gráfico das primeiras versões do Mac OS.

Apesar do seu aspecto "desajeitado" e "básico", não há dúvida que a Pixel Art se tornou mais que uma moda, uma tendência omnipresente da cibercultura e um estilo artístico bastante apreciado entre a comunidade geek. A comprová-lo, está o número de empresas que já recorreram aos serviços da Eboy, como as revistas Wired e The Face, a estação televisiva ESPN, a MTV Online ou até mesmo a respeitada SAP. Por outro lado, são várias as companhias que recorreram à Pixel Art em campanhas publicitárias on e
offline.

Os objectos retratados pelos elementos da Eboy são figuras e acontecimentos da cultural popular, como embalagens de chocolates, capas de revistas - incluindo algumas masculinas... -, logótipos, robôs gigantescos tipo Transformers mas mais primitivos, e cidades e edifícios, assim como algum material indicado para adultos. A sua grande obra, a cidade eCity, está cheia de arranha-céus enormes atacados por robôs metálicos ou monstros, jovens a divertirem-se em raves ao ar livre e polícias sempre a controlá-los de perto e de armas em punho.

Outro trabalho importante são os Peecols, uma técnica que passa pela
recombinação de partes diferentes de imagens, de modo a obter-se um vasto leque de possibilidades. Dado ser frequente que algumas áreas de imagens se repitam, pode reutilizar-se partes individuais em sítios diferentes da imagem. Através de um modelo open source, os autores amadores podem contribuir com o seu próprio pack Peecol baseado nas suas próprias ideias para criar figuras, padrões, máquinas complicadas ou visualizar histórias que podem ser recombinadas num contexto diferente, tudo isto tendo por base unidades de ecrã de 36 por 36 pixels.

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24/03/2003

Caixa Mágica renovado

Um novo design veste o site do projecto Caixa Mágica, agora alojado em domínio ".pt". O site conta com toda a informação sobre a distribuição portuguesa de Linux e ainda apoio ao utilizador.

23/03/2003

Porque hoje é dia de Óscares

Desta vez sem tapete vermelho, a cerimónia de entrega dos mais reconhecidos galardões do cinema norte-americano vai realizar-se hoje, contando com o habitual acompanhamento informativo do website dos Óscares.

22/03/2003

Música de dança mas não só

Apostada em divulgar as novidades e apresentar entrevistas aos mais respeitados DJs e artistas de música de dança, a Enne Magazine também vai um pouco mais além, abordando o design, a moda, a cena clubística nocturna e outros estilos de música.

21/03/2003

Média, cultura, arquitectura, design e usabilidade

A V-2 Organization é uma página da Web com um cuidado máximo na usabilidade e apresentação que aborda estudos culturais, software open source, design industrial, arquitectura e novos materiais, seguindo meticulosamente os padrões do W3C.

20/03/2003

CAIS na Internet
A Associação CAIS está agora a promover o seu trabalho em prol da integração social através da Internet. O novo site lançado esta semana utiliza mais esta plataforma para chegar a todos os que podem e querem ajudar.

19/03/2003

Um blogger ao seu serviço no Iraque

Um blogger norte-americano teve a ideia de abrir um site que irá servir de diário de guerra no conflito armado que poderá começar dentro de horas no Iraque. Os leitores doam-lhe pequenas quantias em troca de fotografias e notícias em primeira mão.

18/03/2003

Acção para a inovação

A nova iniciativa PAXIS, gerida pela Comissão Europeia no âmbito do 6º Programa Quadro de C&T, pretende promover a transferência de conhecimento no processo de inovação. No site explicam-se os detalhes dos projectos abarcados pelo programa.

17/03/2003

Interacções com o computador

Movimentos imperceptíveis que fazemos para interagir com o computador, como copiar e colar dados ou mexer o rato, são o alvo da suite de aplicações Desktop Subversibles, que demonstram o potencial colectivo e colaborativo dessas actividades mundanas.

16/03/2003

Como através de um espelho

Já pensou como ficaria o seu site preferido reflectido num espelho? O Mirror Sytes mostra o efeito e em poucos segundos o inverso de todos os textos e imagens surge. Depois, o divertimento acaba por ai...

15/03/2003

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Substituindo a busca pelo dinheiro com a criatividade, a paixão e a comunicação em rede da cultura hacker, Hernani Dimantas apresenta uma reformulação do conceito de Marketing, mais virada para a população que habita e trabalha na Net.

14/03/2003

A base de dados dos Hotspots

Começou por ser uma tentativa de mapear os pontos de acesso wireless na cidade de Sydney, Austrália, mas rapidamente o NodeDB se tornou num serviço de localização de Hotspots em todo o mundo, contando com a ajuda dos seus utilizadores.