Viajar também é experimentar novos sabores de comida e bebidas, mas nem sempre é fácil descobrir os pratos mais típicos. e os melhores sítios para os degustar. O TasteAtlas quer mudar isso e criou um mapa onde a referência são aas comidas de cada local, a sua história e receitas e os restaurantes onde os pode experimentar.

No site pode navegar pelos cinco continentes e ver o que de melhor se come em cada país. Ao escolher um determinado prato tem informação sobre a sua origem e detalhes de confeção e de como é servido, com o "toque" adicional da ligação à cultura local. Os pratos populares, mas também os que fazem parte de uma cultura em vias de desaparecimento estão no menu do TasteAtlas, que quer registar tudo.

São já mais e 7 mil pratos tradicionais, 3 mil ingredientes locais e 10 mil restaurantes listados, com a ajuda de quase 37 mil "especialistas em comida".

As receitas e os locais onde pode degustar as iguarias fazem parte da informação no site, com muitas fotografias para abrir o apetite. Não são esquecidas também as bebidas com as quais deve acompanhar estes pratos, que são normalmente uma descoberta interessante.

Fazer zoom numa região e explorar os pratos locais, ou pesquisar por nomes, é uma descoberta em si, e se em Portugal pode passear entre a Francesinha e a Vitela de Lafões, mas dar um passeio à Caldeirada de Enguias, se partir para África ou a Ásia vai encontrar sabores diferenciados, com ingredientes menos frequentes do lado de cá do mundo, desde o Tonkotsu ramen de Fukuoka no Japão, a 'Ota 'ika de Tonga.

Qualquer pessoa pode contribuir com as suas fotografias e comentários e ajudar a enriquecer este atlas de sabores com as suas experiências.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.