O desafio passa por deixar o carro em casa e optar pelo transporte coletivo, ou por meios de locomoção mais amigos do ambiente, mas nas alturas em que não puder mesmo prescindir do seu veículo motorizado, certifique-se que tem à mão informação sobre o posto de abastecimento mais próximo, com vista a obedecer à máxima "circular menos, para poluir menos".

Este pensamento pode "evoluir" para abranger um dos termos que mais se tem ouvido por essas conversas fora, desde que o preço do barril do petróleo começou a subir e a economia nunca mais foi mesma: poupar - que aqui pode aplicar-se em dois sentidos: poupar o ambiente e poupar a carteira.

Com o prolongamento da oscilação do preço dos combustíveis, foram vários os serviços e aplicações entretanto lançados que permitem aos consumidores conhecerem as melhores ofertas, por proximidade.

Uma das opções mais recentes chegou pelas mãos do SAPO e está disponível através de várias plataformas do grupo.

O serviço possibilita o acesso a informação diversa sobre postos de combustíveis, nomeadamente, os preços praticados, georreferenciada num mapa.

Os dados disponíveis - relativos aos postos de combustível localizados no continente - podem ser consultados tirando partido de diversos critérios de pesquisa, como nome, morada do posto ou marca do combustível.

Na versão mobile é igualmente fornecida informação sobre a distância até ao posto consultado no mapa, tempo estimado para lá chegar e indicações de percurso. A aplicação móvel também dá acesso a informação sobre os tipos de serviços à disposição em cada um dos estabelecimentos listados.

[caption][/caption]

Além das plataformas móveis - onde é possível aceder a informação sobre postos de combustíveis em Sapo Mobile e também através de um widget desenvolvido pela TMN e acessível através da sua app store -, o novo serviço está acessível no PC e na TV.

No PC a informação está integrada no Sapo Mapas, na categoria combustíveis, e na TV através do Meo Interativo em Sapo Combustíveis.

[caption][/caption]

Cerca de um mês antes do SAPO, a direcção-geral de Energia do Ministério da Economia e do
Emprego lançava a versão mais recente do portal Preço dos Combustíveis Online, com informação dos preços do gasóleo, gasolina, GPL Auto e biodiesel em todo o país.

Logo na homepage há uma tabela que resume os postos de abastecimento mais em conta, a cada momento. O portal aposta ainda em deixar alguns conselhos sobre formas de condução mais eficiente, com o objetivo de ajudar a reduzir o consumo de combustível e o impacto ambiental.

Uma das referências mais antigas nesta área, o Mais Gasolina disponibiliza informação online, com a localização de vários postos de abastecimento, o preço atualizado dos combustíveis e outras informações úteis para quem anda na estrada.

O serviço tem por base os contributos dos seus utilizadores registados, que podem sugerir novos postos ou atualizar postos que já constem do diretório, assim como os preços dos combustíveis.

[caption][/caption]

Além do portal, os dados do Mais Gasolina podem ser acedidos no GPS ou através do telemóvel, por navegação via Web ou pela aplicação Google Maps Mobile.

Mas há quem já tenha veículos motorizados mais amigos do ambiente do que os que temos estado a "beneficiar" com as nossas sugestões e para esses fica a referência à rede nacional de mobilidade eléctrica, a Mobi.E, cujo primeiro ponto de carregamento foi inaugurado no verão de 2010.

O projeto foi lançado em Junho de 2009, pelo anterior Governo, e prevê a instalação de uma rede de expansão nacional para carregamento de bateria de carros elétricos, com 1.300 estações de carregamento lento e 50 estações de carregamento rápido.

[caption][/caption]

Atualmente decorre um teste-piloto que abrange 25 municípios do Continente, envolvendo Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Setúbal, Coimbra, Beja, Aveiro, Santarém, Cascais, Torres Vedras, Vila Nova de Gaia, Loures, Faro, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Sintra, Viseu, Vila Real e Bragança.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A propósito da Semana da Mobilidade, que é assinalada entre os dias 16 e 22 de Setembro, o TeK vai publicar alguns artigos sobre a forma como as tecnologias podem ajudar a uma mobilidade mais sustentável. Se tiver sugestões envie um email para geral@tek.sapo.pt

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.