Foi a 4 de setembro que a Google nasceu oficialmente, mas a empresa nunca comemora o seu aniversário em datas específicas, como o dia de hoje, 27 de setembro. Há um novo Doodle e pode recordar ao longo dos anos as comemorações da gigante tecnológica.

Quando foi criada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, na altura estudantes universitários, o projeto consistia em criar um novo sistema de pesquisa de internet, numa época em que a Netscape e o Internet Explorer da Microsoft dominavam na utilização de browsers navegação. O projeto usava um algoritmo na base do motor de busca, que ao contrário de outros sistemas, avaliava a relevância de um website de acordo com o número de páginas associadas.

25 anos depois, o motor de busca da Google evoluiu, foram introduzidas novas funcionalidades que ajudam as pessoas a encontrar tudo o que procuram. E a sua evolução foi registada pela empresa, desde os momentos iniciais da lista de links perante a introdução de palavras-chave aos dias de hoje, onde a inteligência artificial tem um papel essencial.

Recorde os principais marcos da evolução da Pesquisa da Google

1 – A introdução do Google Images

Foi em 2001 que a Google introduziu o sistema de pesquisa por imagens. A ideia surgiu quando Jennifer Lopez fez furor na entrega dos prémios Grammy em 2000 com o seu vestido Versase. O sucesso fez disparar as pesquisas pelo vestido, mas os resultados eram difíceis de obter através dos típicos links azuis. A Google foi dessa forma inspirada em criar o Google Images, passando a listar imagens nos resultados.

2 – A preciosa ajuda do “Queria dizer”

Com a pressa de pesquisa algo, quantas vezes se deparou com erros nas palavras, aparecendo resultados disparatados? Ainda em 2001, a Google introduziu a funcionalidade “Queria dizer”, em que o sistema compreendia possíveis erros de escrita e ajudava o utilizador a encontrar corretamente o que procurava. A Google diz que foi uma das suas primeiras aplicações assentes em machine learning e atualmente a IA compreende o que procura quando os dedos escorregam do teclado.

3 – A estreia do Google News

Segundo a empresa tecnológica, a introdução do Google News em 2002 deveu-se à necessidade de oferecer notícias em tempo real aos utilizadores, depois dos eventos trágicos do 11 de setembro de 2001. Esta página cura as notícias de diferentes fontes sobre os temas que os utilizadores procuram.

4 – Autocomplete poupa tempo a escrever o que pesquisa

Em 2004 a Google introduziu uma das mais úteis ferramentas de pesquisa, o sistema de autocomplete. Inicialmente era usado como sugestão, prevendo automaticamente as palavras na barra de pesquisa quando se começava a escrever. A Google diz que a ferramenta reduz em média 25% da escrita na pesquisa e no total, poupa cerca de 200 anos de tempo de escrita por dia aos seus utilizadores.

5 – Traduções instantâneas com o Google Tradutor

A Google diz que o seu trabalho em tecnologia de tradução começou em 2002 e foram necessários quatro anos para criar o Google Tradutor. A ferramenta começou por traduzir o árabe para inglês. Atualmente já suporta 100 línguas, sendo adicionadas mais todos os anos. Em 2022 foram introduzidos 24 novos idiomas ao sistema.

6 – Encontre as principais tendências com o Google Trends

Para ajudar os utilizadores a encontrar as principais tendências, ou seja, os assuntos mais badalados na internet, considerando as preferências dos utilizadores, a Google criou o Trends em 2006. A ferramenta agrega dados, registando os temas mais pesquisados pelos utilizadores, normalmente assuntos quentes da atualidade, ajudando jornalistas, investigadores, estudantes e marcas a compreender melhor aquilo que é procurado na internet.

7 – Não escreva, pesquise por voz

Nasceu em 2008 como aplicação para smartphones e adaptado para desktops em 2011, a pesquisa por voz permite aos utilizadores usarem o microfone para dizerem ao motor o que desejam encontrar. A Google diz a ferramenta é sobretudo muito popular na Índia, com o dobro da utilização diária à média mundial.

8 – Pesquisa de imagens

Quando não se sabe o que procurar ou descrever o que se pretende, uma imagem pode dar uma ajuda. A pesquisa por imagens foi introduzida em 2011 e é sempre bastante útil, bastando fazer o upload de uma imagem e verificar onde esta está a ser utilizada na web. Uma ferramenta que ajuda a identificar elementos na imagem, mas também perceber se esta está protegida por direitos de autor. A Google diz que esta ferramenta abriu portas ao Google Lens…

9 – Google Lens pesquisa tudo “à lupa”

Uma das grandes inovações da Google no campo da pesquisa é sem dúvida o Lens, a ferramenta agregada à câmara do smartphone que identifica texto nas imagens ou consegue reconhecer objetos e dar informações sobre os mesmos. Viu uma fotografia de alguém com uns sapatos que gostou, o Lens dá uma ajuda a encontrar a marca ou vendedor. A Google diz que atualmente o Lens soma mais de 12 mil milhões de pesquisas visuais por mês.

10 – Pesquisa múltipla refina o que procura

Em 2022 a Google introduziu o sistema de pesquisa múltipla, permitindo aos utilizadores refinarem aquilo que procuram. Isto significa que os utilizadores podem usar imagens e descrições de texto para pesquisarem tudo o que necessitam ao detalhe. Por exemplo, captar uma foto de uma cadeira e perguntar o preço ou saber se há de outras cores ou materiais.