São dados que não deixam dúvidas em relação à importância que estes meios assumiram na vida de grande parte dos utilizadores de Internet e do seu impacto em todo os sectores de atividade.

Da política ao futebol, passando pela religião, os grandes anúncios não passam ao lado de um Facebook ou de um Twitter. As imagens mais mediáticas estão num Instagram e são vistas, apreciadas e partilhadas, por milhões.


Em jeito de homenagem ao dia dos Social Media, que em Portugal se assinala com um evento a norte, reunimos 10 números de peso, emblemáticos da importância que os media sociais assumiram no espaço mediático, seja do lado de um público que quer saber cada vez mais, ou do lado das personalidades públicas que cada vez mais querem chegar perto dos seus fãs.


A viagem começa no Mundial, que tem ajudado a superar todos os recordes em quase todas as plataformas sociais, mas passa a bola a outros eventos e personalidades que têm marcado a agenda nestes novos canais de comunicação.


Mundial: 16,4 milhões de tweets

… é o maior número de sempre para um evento e foi alcançado este fim de semana, durante o jogo que opôs o Brasil ao Chile. Durante a transmissão da partida, que se estendeu ao prolongamento e acabou por ser decidida nos penaltis, foram publicados 16,4 milhões de tweets. O pico de mensagens por minuto chegou às 388.985. O recorde pertencia a outro evento desportivo: o Super Bowl.


Facebook e companhia: 1,28 mil milhões

É o número de utilizadores da rede social mais popular do mundo, o Facebook. O Twitter soma 255 milhões de utilizadores ativos, enquanto plataformas sociais como o WhatsApp garantem 450 milhões de utilizadores mensais, dos quais mais de 70% usam o serviço diariamente.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Obama: 3 milhões de gostos

Foi a forma que os utilizadores do Facebook encontraram para dizer a Barak Obama que gostaram da foto que partilhou na rede social abraçando a esposa, depois de saber que tinha sido reeleito presidente dos Estados Unidos. Além de 3 milhões de gostos, a mesma foto foi partilhada 780 mil vezes.


Selfie: 1,2 milhões de partilhas

A edição deste ano dos óscares ficou marcada pela Selfie de Ellen DeGeneres, que convidou vários atores para integrar a foto de família que correu mundo e voltou a provar que hoje não há evento que não passe pelas redes sociais. A foto conseguiu 1,2 milhões de gostos em menos de uma hora.



Chavez: 2 milhões de seguidores

Hugo Chavez, presidente da Venezuela, terá sido até hoje um dos mais hábeis lideres políticos nas redes sociais. Tirou partidos destas plataformas para ganhar popularidade e chegar a eleitores de todas as idades. Em 2011 tornou-se o primeiro líder político da América Latina a alcançar os 2 milhões de seguidores no Twitter, apenas 5 meses após a criação da conta.

[caption]Nome da imagem[/caption]
Kim Kardashian: 2,1 milhões de gostos


Figuras mediáticas da Internet e das redes sociais, Kanye West e Kim Kardashian aproveitaram o casamento em Itália para mais um momento de partilha com os fãs, publicando no Instagram uma foto em que o casal se beija.
br>A foto somou 2,11 milhões de gostos, destronando o anterior recorde, que pertencia a Justin Biber, que conseguiu 1,83 milhões de gostos numa foto em que abraçava a ex-namorada Selena Gomez.

Freira cantora: 13 milhões de visualizações

Número de visualizações do vídeo que mostra a freira concorrente do The Voice Itália. A mulher acabou por ganhar o concurso, mas antes disso destronou Psy e Gangnam Style ao registar 13 milhões de visualizações em três dias, uma marca que o cantor coreano atingiu em cerca de um mês. hoje o vídeo do coreano está muito além disso e já ultrapassou os 2 mil milhões de visualizações.


Mundial: 503 milhões de pesquisas
Só na primeira semana do evento foram realizadas na rede do Google 503 milhões de pesquisas sobre o evento, enquanto no Twitter, e só no primeiro dia da fase final da competição, foram publicadas 12,2 milhões de mensagens relacionadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Shakira: 98 milhões de fãs no Facebook

Em abril Shakira tornou-se a cantora com maior número de fãs no Facebook, demonstrando que o sucesso de uma figura pública já não passa ao lado das plataformas sociais. Na mesma ordem de grandeza estão os números de outras estrelas mediáticas, como Cristiano Ronaldo, que soma já um pouco mais de 89 milhões de fãs.


Papa Francisco: 12 milhões de seguidores


A abordagem do Vaticano ao Twitter, sobretudo desde que o Papa Francisco lidera a igreja católica, é mais um sinal claro da importância destes media no mundo contemporâneo. Depois de um crescimento muito expressivo logo a seguir à nomeação, o Papa continuou a ganhar adeptos no Twitter e não desiludiu, mantendo elevado o número de interações. Neste momento o perfil soma mais de 12 milhões de seguidores e já serviu para partilhar cerca de três dezenas de mensagens.

Nota de redação: Foi corrigida uma informação sobre o número de visualizações do clip Gangnam Style.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico