Sempre que nos ausentamos durante alguns dias, seja em lazer ou em trabalho, é quase inevitável termos duas preocupações principais: manter a nossa casa – e tudo o que está lá dentro – a salvo, bem como garantir que viajamos seguros e com todos os nossos pertences salvaguardados e afastados de eventuais extravios e contratempos.

Neste sentido, a tecnologia em geral e alguns equipamentos eletrónicos em particular podem ser excelentes “companheiros” de viagem, tal como outros podem ficar em casa e zelar pela normalidade do lar durante a nossa ausência. E com o condão de nos conseguirem informar de tudo o que se passa e até eventualmente resolverem problemas à distância.

Quer exemplos? Um detetor de fumo, gás ou inundação pode comunicar-lhe à distância que algo não está bem na sua casa durante uma viagem, para que possa efetuar um telefonema de imediato e garantir que alguém resolve o que pode vir a ser um problema (ainda mais) grave. E dispositivos como câmaras de vigilância (para interiores e exteriores), campainhas digitais com câmara, fechaduras eletrónicas e alarmes podem ajudá-lo a acompanhar tudo o que se passa dentro e em redor do seu domicílio com recurso apenas ao smartphone/tablet.

Por outro lado, garantir a segurança da bagagem e de todos os itens que viajam consigo é outras das prioridades, certo? Nestes casos, muitos são os gadgets que podem ajudar, desde as malas de viagem mais “tecnológicas” até aos localizadores por Bluetooth, por exemplo, passando por outros pequenos equipamentos que podem ser decisivos numa situação adversa num país estrangeiro.

Indo um pouco mais além, caso a sua viagem seja um pouco mais “aventureira”, há equipamentos dotados de “pormenores” tecnológicos que podem efetivamente salvar-lhe a vida – um dispositivo GPS, um localizador que funcione à parte da cobertura de rede 4G, um powerbank e até o smartphone, com não podia deixar de ser.

E é precisamente isso que queremos relembrar-lhe com as várias sugestões dispostas na galeria acima, que inclui dispositivos tecnológicos que deve levar consigo em viagem (e outros que ficam a “tomar conta” da sua casa…). Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.