Mesmo não sendo um equipamento de electrónica de consumo tão indispensável quanto um smartphone ou um televisor, uma estação meteorológica acaba por ser um gadget que fica bem em qualquer escritório tecnológico. Mas para que serve, afinal? Antes de mais, como o próprio nome indica, para informar-nos em tempo real como irá estar o estado do tempo nos dias seguintes. E para tal recorre à integração na nossa rede sem fios doméstica, a ecrãs táteis "generosos" e à relação com apps móveis gratuitas que podemos instalar no smartphone como forma de apoio e até diversão.

Aliás, são muitos os modelos mais recentes que nem ecrã incluem, assumindo a forma de dispositivos que ficam bem na decoração da sala de estar, e que incluem sensores para detetar tudo o que está relacionado com o ambiente em seu redor e módulos Wi-Fi para fazer parte da rede sem fios. Assim conseguem enviar para o seu smartphone tudo o que precisa saber.

Numa perspetiva mais simples ainda, uma estação meteorológica, quando bem instalada na mesa de cabeceira do quarto, é também um eficaz despertador digital, um pouco apelando ao passado destes aparelhos e contrariando a "moda" de usarmos o smartphone como forma de acordarmos à hora marcada. Confessamos que temos uma estação meteorológica digital para esta finalidade, entre as outras.

Mas, tendo em conta a presença e utilidade dentro de casa e no jardim, por exemplo, uma estação meteorológica do género é uma óptima ferramenta para ficar a saber mais sobre o seu lar. Os sensores integrados permitem “ler” a temperatura ambiente e a humidade registada a cada momento, isto numa perspetiva captada por dispositivos pensados para espaços interiores.

Para o exterior, por outro lado, módulos próprios – e que muitas vezes estão incluídos no pack – para exteriores conseguem efetivamente fazer uma leitura equivalente no que diz respeito aos mesmos índices de humidade, temperatura e pluviosidade, por exemplo, fornecendo informação adequada e contínua.

Terminada então toda esta lista essencial de pontos a favor, fique a conhecer cinco modelos bastante originais e que conseguem surpreender pelo formato e pelas funcionalidades extra. Para que possa sair de casa “a condizer” com o que o São Pedro vaticina…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.