A tecnologia está no centro das nossas vidas e se a máxima se aplica sem discussão aos adultos, também é cada vez mais verdade para os mais novos. Os telemóveis são usados por crianças cada vez mais cedo.
Os computadores transformaram-se numa ferramenta de trabalho incontornável assim que entramos na escola. Já para não falar nos tablets, que começam a rivalizar com os tradicionais livros de histórias.
Com conta peso e medida são instrumentos que podem ter um papel positivo na aprendizagem de uma criança, mas para minimizar impactos negativos e maximizar a oportunidade de terem realmente um papel adequado na formação é preciso escolher bem. E a oferta de produtos tecnológicos desenhados à medida das necessidades dos mais novos é cada vez maior.
Um smartphone…
Os telemóveis transformaram-se num objeto de desejo incontornável desde a mais tenra idade. É o acesso à Internet que seduz, a possibilidade de jogar ou de enviar mensagens, dependendo da faixa etária.
Entre os modelos criados para um target mais jovem vai encontrar uma proposta nacional suportada num portefólio de aplicações adequadas ao mesmo segmento.
Da Science4you está à venda desde meados do ano passado o Mobile4You, um smartphone dirigido a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, desenvolvido pela startup portuguesa em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Além do acesso a conteúdos adequados, como jogos e a plataforma de vídeos Science4you TV,o telefone conta com software de controlo parental que permite monitorizar toda a atividade do equipamento, localizá-lo à distância e até bloquear chamadas telefónicas.
Ao nível do hardware, o equipamento inclui um ecrã de 3,7 polegadas de 800x480 pixéis e um processador de dois núcleos a 1,3 GHz. A RAM é de 512 MB, o espaço para armazenamento de 4GB e a câmara de 5 megapixéis. O Mobile4you corre o sistema operativo Android. Custa 129,99€.
Um tablet
Se já passou a fase do smartphone e considera agora a aquisição de um tablet, as marcas nacionais continuam a ser uma boa opção. A Science4you tem uma proposta, mas não é a única. A Mymaga é outra hipótese a considerar, sendo que ambas procuram apostar numa combinação de hardware resistente e software adequado ao público a que o produto se destina.
A MyMaga é uma marca da JP Inspiring Knowledge, a mesma empresa que produziu os portáteis Magalhães. A experiência no segmento tem feito evoluir o conceito de tablet para crianças que a marca coloca no mercado e nesse caminho a companhia nortenha tem garantido várias distinções, sobretudo para o design dos produtos.
A FLUXseries conta com modelos com ecrã de 7 e 10 polegadas. No vídeo abaixo é a versão Mini que pode ver em ação. Tem um processador dual-core a 1,2 GHz, 1 GB de memória e 8 GB para armazenamento. Pesa 445 gramas e corre Android.
Um smartwatch…
Nem só de fãs de fitness e geeks se faz o público alvo dos relógios inteligentes. As crianças também são um segmento a considerar: porque gostam de acessórios com aspeto divertido e aplicações direcionadas aos seus interesses e porque têm pais interessados em saber mais e melhor por onde andam os filhos.
A pensar neste universo, a Amby Gear está a desenvolver uma proposta que integra um sensor GPS, resistência a água e choques e uma bateria com autonomia para sete dias. Conta ainda com opções de personalização para a bracelete, que pode ser de várias cores e aplicações.
Para os pais também há uma aplicação que, a partir do telemóvel permite saber sempre onde está a criança, ou enviar-lhe mensagens para o relógio. Através do wearable também os filhos têm hipótese de saber a localização dos país.
Se ficou entusiasmado com o produto, a boa notícia é que o relógio é mais barato que a maioria dos relógios inteligentes disponíveis no mercado. A má notícia é que para já só é mesmo possível fazer uma pré-encomenda do produto, uma vez que as vendas só arrancam em setembro de 2015. Nesta fase promocional, o Amby Gear Smart Watch custa 99 dólares.
Mas antes de tomar uma decisão nesta área vale a pena sondar melhor lá em casa se o novo gadget tem uma aceitação tão boa quanto espera. Mostra a realidade que os relógios inteligentes nem sempre são tão apreciados pelas crianças como pelos mais crescidos.
O Apple Watch tem "conquistado muitos corações" adultos, mas faltam-lhe os argumentos para chegar a um público mais consciente do que lhe faz ou não falta, como mostra um dos últimos episódios do Kids React.
Há mais sugestões: para quem gosta de aventura, fotografia e robótica.
Deixamos ainda outras três sugestões, que lhe podem interessar se tem em casa um geek em potência com um dom natural para as invenções e muita curiosidade em torno da programação de software. Os kits de robótica não são o produto mais habitual nas lojas, mas começam a surgir algumas opções bem interessantes.
Se mais do que a engenharia as atividades de ar livre são as preferidas do seu mini Indiana Jones, uma espécie de "Go Pro infantil" pode ser uma opção interessante.
Mas como nem só de presentes caros e profundamente didáticos se faz o dia da criança, também temos opções mais descontraídas para lhe sugerir. Navegue na galeria para as descobrir.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários