Mostrar fotografias em papel ou simplesmente passá-las no computador ou ecrã de televisão em modo de slideshow – clicando no botão para passar imagens uma a uma - é um programa que dificilmente atrai muitos amigos e familiares. Se quer ser líder de audiências, veja as nossas sugestões para transformar as suas férias num filme, ou talvez toda a sua vida...
Não é necessário muito esforço, embora se aconselhe alguma dose de paciência e criatividade para construir um Guião e as legendas e mesmo para escolher a banda sonora. O investimento financeiro é pequeno e a nossa sugestão passa por usar o Memories on TV, um shareware que custa 49,99 dólares.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441720.gif
A aplicação pode ser comprada online e é fácil de instalar, funcionando em várias versões de sistemas operativos Windows, incluindo o Vista.
Toda a utilização é muito intuitiva, com as imagens a serem seleccionadas nas pastas dos discos e arrastadas para os álbuns a criar, de forma a fazer um slideshow animado, o que facilita o processo inicial. Depois de escolhido o conjunto de imagens para o filme, é preciso começar a trabalhar nas outras áreas de edição, até porque convém mostrar um toque profissional.
Como em qualquer DVD que se preze é ainda possível construir um Menu, com os vários capítulos do filme, e escolher qual a imagem a apresentar nessa primeira introdução. Os capítulos são os álbuns e podem ter nomes ou datas, com efeitos de transição e apresentação das fotografias diferenciados, assim como as músicas a apresentar.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441722.gif
Esta parte do vídeo pode ser mais trabalhosa, até porque é preciso editar as imagens para ficarem todas direitas (as que estão na horizontal têm de ser mudadas para a vertical) e alinhadas de acordo com o estilo e história definidos no Guião.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441721.gif
Para simplificar a área das transições e forma de exibir as fotografias, assim como a duração de cada exibição, pode escolher o formato aleatório, que vai mudando de forma casual os estilos e que introduz alguma graça e movimento à apresentação mas que pode trazer elementos algo desagradáveis.
Basta imaginar a fotografia daquela tia mesmo muito forte que é salientada por um efeito de bulge, onde a imagem é ainda aumentada, para pensar que isso pode trazer muitas gargalhadas mas também amargos de boca, sobretudo se a tia estiver presente..
A opção de adicionar legendas pode ser também engraçada mas aconselhamos alguma cautela e comiseração, sob o risco de ficar com um DVD muito “pesado” e também datado – as mesmas piadas podem já não ter graça daqui a 10 anos. O mesmo se aplica à música escolhida.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441723.gif
Finalizada a obra há que escolher o formato de gravação e o disco – convém ser em DVD mas pode também fazer gravação num CD se o filme não ficar demasiado grande. Antes de marcar a “estreia” não se esqueça de verificar se o formato gravado é compatível com o seu leitor de DVD para não ter um fiasco à boca de cena...
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários