A República portuguesa assinala 100 anos de existência. No próximo dia 5 de Outubro atinge-se o centenário, do momento que marcou uma viragem na história do país: da monarquia para a República. Será para muitos um dos dias mais importantes da nação - seja por se concordar ou discordar - mas não para todos.



Um estudo divulgado pela Marktest indica que 31 por cento dos jovens com idades entre os 18 e os 24 anos não sabem o que se comemora nesta data. Num universo mais genérico a resposta à questão: O que se comemora no próximo dia 5 de Outubro? Também não encontrou o nível de certezas que poderia esperar-se. Responderam correctamente à questão 54 por cento dos inquiridos. As restantes respostas dispersam-se por dia da República, os 100 anos da República ou o dia da independência, de Portugal ou da revolução.



A pensar nos menos esclarecidos sobre o tema, mas também nos que, bem informados, querem revisitar a história ou pôr-se a par das iniciativas programadas, passamos hoje em revista algumas moradas electrónicas que podem ser úteis.

Começamos pelo site oficial das comemorações, por onde passam todos os eventos oficiais em agenda, e são muitos. Começam hoje. Espalham-se por todo o país e estão listados num mapa, para facilitar a consulta a quem procura informação. O site também será o local ideal para assistir à transmissão das cerimónias mais relevantes, sem sair de casa. Vai assegurar a transmissão online e em directo de eventos. Numa perspectiva histórica, aqui também pode ficar a saber mais sobre o hino nacional ou a evolução da bandeira nacional.



[caption]Centenário da República[/caption]

[caption]AR[/caption]

A página de Internet da Assembleia da República é também um dos endereços a consultar para quem está interessado em obter informação sobre o tema e os eventos que este ano o assinala.

Têm aqui destaque, algumas obras publicadas sobre o assunto, o Colóquio Internacional sobre a I República no quadro das Repúblicas ou a atribuição do prémio literário "O Parlamento e a República", entre outras iniciativas.

Entre as várias iniciativas do programa, com espaço de destaque no site oficial, muitos estão também destacados em site próprio, quando as entidades em questão organizam diversas actividades, como é o caso da Biblioteca Nacional.


A instituição tem a correr desde Maio (e até 23 de Outubro) a exposição 1910 - o ano da República, iniciativa que detalhada online. Tem também, na sua Biblioteca Nacional Digital, diversos documentos que ajudam a contar a história da República, como uma colecção de jornais antigos. Os testemunhos da actualidade recuam a 1848 e não são os únicos disponíveis.
[caption]BN[/caption]

[caption]Museu da Presidência[/caption]

O Museu da Presidência da República também publica localmente a lista de iniciativas que são da sua responsabilidade na comemoração da data e que decorrem, todas elas, nos jardins do palácio de Belém, abertos ao público de forma gratuita por esses dias.



Na mesma página pode saber mais sobre os presidentes que governaram o país ou fazer uma visita virtual à Presidência da República.


Na comunicação social também se multiplicam as iniciativas ou pelos menos as notas que dão cobertura à data. O site da RTP tem um espaço de relevo dedicado ao tema.

[caption]Causa Real[/caption]

Mas como se sabe, 100 anos de República não chegaram para convencer muitos apoiantes da monarquia, que continuam a defender aquela forma de Governo e a considerar que fazia sentido nova mudança.

Na Internet vários sites reflectem a visão e mostram as iniciativas que fazem mexer os monárquicos. Deixamos o endereço do Causa Real para os interessados em explorar mais o tema e conhecer argumentos e perspectivas. A actualidade dos conteúdos deixa um pouco a desejar, mas há informação diversa para consultar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.