Provavelmente já lhe aconteceu olhar para uma fotografia sua e pensar que ficou muito pálido ou que aquela borbulha que tem na testa escolheu um péssimo dia para aparecer. É nestas alturas que tem de agradecer a quem pensou nos editores de imagens.



Tudo se torna mais fácil se recorrer a um destes programas para retocar a imagem, seja a nível de cores ou detalhes que, para si, podiam perfeitamente desaparecer da fotografia.



Também já deve ter ouvido falar do PhotoShop, talvez o programa mais conhecido dentro deste género. Mas hoje damos-lhe a conhecer outras aplicações que o podem ajudar nesta matéria.



PhotoPlus



O Serif PhotoPlus é uma das alternativas que lhe sugerimos. Durante algum tempo a Serif lançou várias versões do editor mas agora é possível descarregar uma edição freeware do PhotoPlus 6, que compatível com Windows 95, 98, 98 SE, 2000, NT4 e XP.



Este software inclui várias ferramentas entre as quais as que lhe permitem remover o efeito de olhos vermelhos, controlar as sombras, o brilho ou o contraste de luz das fotos, definir o tamanho da imagem, editar texto, entre muitas outras. Para além das funções de edição, o PhotoPlus permite ainda a criação de GIFs animados que podem ser utilizados na sua página pessoal.



Paint.NET



Outra opção é o Paint.NET, um software gratuito para o Windows 2000, XP, Vista, ou o Server 2003. Esta aplicação inclui layers, ferramentas de desenho, de efeitos especiais e de ajuste de cores ou de luminosidade.



Outras funções disponíveis são as que possibilitam o desenho de formas e linhas, a criação de texto ou as que permitem clonar as imagens.



O Paint.NET é totalmente grátis incluindo o seu código fonte que está também disponível de forma gratuita.



Pixia



Esta ferramenta é a versão inglesa de um software de retoque de fotos original do Japão. O Pixia inclui funções comuns como múltiplos layers, pincel, ferramentas de desenho, de controlo de cor e de luminosidade, editor de texto, entre outras.



Ao contrário dos outros exemplos, o Pixia não suporta o arquivo de imagens em formato GIF. A vantagem é que está disponível em diversos idiomas… mas não o português.



Este software também é gratuito e é compatível com Windows 95, 98, Me, NT4, 2000 e XP.



Photo Editor da VCW VicMan



O já galardoado Photo Editor oferece uma vasta variedade de ferramentas de desenho, pintura e edição de imagens e, para além de ser gratuito, garante compatibilidade com os filtros utilizados no PhotoShop.



Para além de suportar mais de 30 formatos de imagem diferentes, o Photo Editor inclui ferramentas que permitem escolher o gradiente de saturação das cores, dar efeitos especiais às imagens, adicionar texto ou cortar e colar pedaços da imagem à sua escolha.



Outra alternativa ao PhotoShop é o GIMP, provavelmente a ferramenta de edição de imagens mais conhecida a seguir à aplicação da Adobe.



Compatível com diversos sistemas operativos, incluindo MAC e Windows, esta ferramenta permite criar gráficos e logotipos, alterar os tamanhos das fotos, as cores, combinar imagens através de camadas, remover partes das imagens e converter arquivos em vários formatos de imagem digital.



Pixelmator

O Pixelmator faz parte de uma nova geração de aplicações para Mac OS X, geralmente apelidada de 'Delicious Generation', Como editor gráfico, o software utiliza a tecnologia gráfica própria do sistema operativo da Apple, como o Core Image e o Open GL, para além de integrar diversas tecnologias e especificações Open Source, tal como as livrarias ImageMagick e Cairo.



Este editor suporta centenas de ficheiros de imagens distintos, graças às livrarias integradas, incluindo ficheiros Photoshop com camadas. Dentro da aplicação em si, podemos encontrar ferramentas de edição de diversos tipos, da pintura, ao retoque e à selecção, passando pelo suporte de camadas, filtros e efeitos integrados e correcção de cor.



O Pixelmator pode ser adquirido online, directamente no site da aplicação, por cerca de 39 euros.