Apesar de ter sido inicialmente adotada pelos utilizadores sobretudo pelo domínio do lazer, a plataforma Android tem conquistado um espaço crescente no mundo profissional, em termos de utilizadores e de aplicações disponibilizadas para facilitar a colaboração e aumentar a segurança da informação.

As notícias sobre as falhas de segurança na plataforma não deixam que os profissionais de TI estejam muito descansados com a opção, mas o caminho parece imparável, e nas políticas empresariais de Bring Your Own Device (BYOD) não há muito espaço para vetar os dispositivos Android.

Algumas fabricantes já assumiram mesmo o seu papel na dinamização da "personalidade profissional" dos dispositivos Android, nomeadamente a Samsung que apresentou o Galaxy SIII como o smartphone mais preparado para responder aos desafios das empresas.

Na altura a empresa trabalhou o sistema operativo Gingerbread especialmente na área de proteção de dados e rede, combinando os serviços de conferência e conectividade com a Cisco, o acesso ao email e calendários de grupo com a Microsoft - e o seu Exchange ActiveSync - e a gestão remota segura de dispositivos com a Sybase, agora SAP.

Redes privadas virtuais (VPN), codificação de dados, soluções de Mobile Device Management e videoconferência fazem parte dos termos usados neste mundo que não interessa a todos os utilizadores, mas que assume cada vez mais importância para alguns.

Mas este esforço adicional é cada vez menos necessário à medida que o próprio sistema operativo está cada vez mais artilhado com funcionalidades de conectividade a redes seguras, e que as aplicações empresariais ganham espaço na loja Google Play.

No final de junho a Google divulgou um conjunto de ferramentas para as equipas de TI das empresas que querem melhorar a gestão dos equipamentos Android nas suas redes, um pacote que não está pré-instalado e que permite, entre outras coisas, eliminar uma conta Google dos dispositivos sem limpar todo o conteúdo do smartphone, o mesmo acontecendo com cartões SD Card.

Estas ferramentas estão também preparadas para assegurar que as políticas de segurança estão presentes em todos os dispositivos, e para implementar as configurações de acesso às redes Wi-Fi.

Se quer tornar o seu smartphone mais profissional e na sua empresa ainda não têm implementadas estas ferramentas, não se preocupe. Uma das coisas boas do ecossistema Android é que há sempre alguém disponível para criar uma aplicação pra uma necessidade identificada, e por isso deixamos abaixo cinco sugestões, que se desmultiplicam em mais de uma dezena de apps, para artilhar o seu companheiro de trabalho...

Se tem memória fraca para palavras passe há várias aplicações que o podem ajudar e o LastPass é uma das que oferece maior flexibilidade, embora seja necessário desembolsar 1 dólar por mês depois de um período de avaliação de 14 dias.

[caption]Lastpass[/caption]

A utilização de uma VPN é também uma das boas práticas no acesso a aplicações empresariais, sobretudo a partir de redes e Wi-Fi públicas. Aqui há algumas opções gratuitas, como o Hotspot Shield que garante a codificação das comunicações, mas só com a versão paga pode ter acesso a todas as funcionalidades, entre as quais a compressão de dados..

Um software antivirus é também uma ferramenta importante. As opções não faltam, como o TeK já referiu numa sugestão anterior, e entre o BitDefender Mobile Security, o AVG Antivirus Mobile, e o Kaspersky Mobile Security há muito por onde escolher, dependendo do gosto e do tamanho do bolso de cada um...

[caption]Nome imagem[/caption]

Quem quer manter-se simplesmente a par do correio empresarial e da agenda de grupo, partilhar documentos com os colegas de trabalho e aceder a aplicações de produtividade tem também hoje a vida mais facilitada.

Para manter as notas de reuniões, ou lista de afazeres, sempre sincronizada pode optar pelo Evernote, o Office Note ou o Google Keep, mas para uma solução mais avançada de colaboração vale a pena pensar numa solução mais completa, como o Google Drive.

[caption]evernote[/caption]

Na comunicação de Voz sobre IP o Skype acaba por ser incontornável, apesar da concorrência do Whatsapp para quem se sente mais confortável só com mensagens de texto.

Poderíamos sugerir muito mais aplicações de entre as centenas de milhar disponíveis no Google Play, mas o espaço é limitado, pelo que abrimos a caixa de comentários abaixo às indicações e experiências dos leitores que possam ajudar quem procura configurar o smartphone para aumentar a produtividade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha no último parágrafo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.