Acompanhar as suas apresentações com slides pode parecer uma ideia do passado. A realidade é que este é ainda um suporte bastante utilizado e acredite que pode tornar a ocasião bastante apelativa para aqueles que irão assistir ao que tem de demonstrar.

O PowerPoint é talvez o editor de diapositivos mais conhecido do público, mas hoje a ideia do TeK passa por lhe apresentar algumas alternativas ao software da Microsoft.

Começamos pelo Sliderocket, uma aplicação web a partir da qual pode criar slidehows de forma rápida e prática. O dinamismo da apresentação fica a seu cargo já que, através das diferentes ferramentas que a aplicação tem para lhe oferecer, pode adicionar efeitos de transição de imagens, animações, textos fotografias e tudo o que sejam acessórios para criar um documento realmente atractivo.

Uma vez que é uma aplicação online, pode aproveitar as capacidades de alojamento da plataforma para armazenar o arquivo na Internet e partilhá-la com os seus contactos através do envio do URL da apresentação ou da publicação da mesma no seu site ou blog.

O Sliderocket está disponível em diversas modalidades, na sua maioria pagas. Contudo, a versão gratuita garante-lhe um espaço de armazenamento de 250MB.

Outra alternativa é o Zoho Show, uma das ferramentas do pacote Zoho. Esta aplicação permite que as suas apresentações estejam sempre disponíveis, seja no escritório ou em casa, bastando-lhe uma ligação de banda larga para começar a arrancar.

O serviço tem uma interface bastante simples e a vantagem de poder ser integrado com outras ferramentas Zoho, entre as quais o chat, o que permite que permite efectuar apresentações à distância. Sempre que houver necessidade de intervir, o público pode recorrer à janela de conversação e falar directamente com o orador.

O Zoho Show inclui diversos templates, formas automáticas e capacidades de edição pré-instaladas e é totalmente gratuito para utilização pessoal. Na mesma linha desta ferramenta, existe ainda o ThinkFree Show, aplicação inserida no pacote de produtividade ThinkFree.

Para dar ainda mais dinamismo às suas apresentações, pode recorrer ao SlideSix, uma plataforma que lhe permite adicionar áudio e vídeo aos slides que carregou para o site e directamente a partir do seu computador.

Após criada a apresentação multimédia, ser-lhe-á fornecido um código embed para colocar o ficheiro directamente na sua página ou blog, o que facilita bastante o acesso ao conteúdo que criou.

O SlideSix suporta os formatos PPTX (PowerPoint 2007, PPT/PPS (PowerPoint 97/2000/XP), PDF (Adobe Acrobat), ODP/SXI (OpenOffice) e MOV (QuickTime) e é gratuito.

Continuando na linha de plataformas gratuitas, há ainda o Spresent, um serviço online que permite criar apresentações em flash de qualidade e que podem ser partilhadas online, quer no seu blog quer no YouTube. É gratuito para experimentar, a partir do 10º dia de utilização tem subscrição.

Esta é uma ferramenta fácil de utilizar, com uma interface gráfica bastante intuitiva e compatível com todos os browsers do mercado. O único senão é mesmo o facto de nem sempre permitir a importação de e exportação de todas as apresentações realizadas online.

Por fim, falamos-lhe o Animoto, um serviço que o ajudará a criar apresentações em formato de vídeo, com algumas fotografias e de forma rápida. Tem apenas de seguir alguns passos para conseguir fazer o seu arquivo - que deve ter no máximo 30 segundos.

Comece por fazer o upload das fotos que quer incluir na apresentação, coloque-as na ordem que pretende, destaque as que quer dar mais ênfase e adicione música ao arquivo. Pode fazer o upload a partir do seu computador ou escolher uma das disponibilizadas pelo Animoto. Dê um nome ao seu vídeo, uma pequena descrição e já está! Só tem de esperar mãos uns minutos para que o vídeo fique pronto.

No final, recolha o código que o serviço lhe vai fornecer e coloque o seu vídeo onde quiser, exporte-o para o YouTube ou faça o download do ficheiro para o seu computador e mostre-o a todos os seus amigos!

Nota de redacção: Esta sugestão foi originalmente publicada em 7 de Janeiro de 2009.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.