Todos sabemos que os factores "reconhecimento" e "recordação" são importantes para a solidificação de uma marca. Daí que as empresas aproveitem muitas vezes para se associarem a áreas de negócio que não as originalmente suas ou promovam iniciativas pontuais fora do seu contexto natural, com o objectivo de captar a atenção dos consumidores.

As telecom não são excepção e, aberta a época estival, sucedem-se iniciativas a condizer, com mais praia ou menos praia à mistura. Avise-se que nem todas obrigam a ter o telemóvel por perto. Vale tudo para atrair novos clientes e "animar" os já existentes.

As campanhas de redução de preço nas chamadas são uma das ofertas habituais entre as operadoras móveis durante o Verão.

A Optimus oferece chamadas gratuitas entre telemóveis da mesma rede após o primeiro minuto, durante 30 dias. A campanha está activa desde dia 2 de Agosto e para aderir os clientes Optimus pré-pagos têm de fazer um carregamento de valor igual ou superior a 20 euros e ligar grátis 1276 para activar a promoção.

Os clientes com tarifário pós-pago devem ligar grátis 1276, sendo debitado na factura seguinte um custo de adesão à promoção de 5 euros. O período de adesão termina a 28 de Agosto.

[caption]Campanha Optimus[/caption]

A Optimus também vai comemorar o Verão no seu terreno mais "famoso": a praia. A operadora promete animar as praias do Algarve, de Lisboa e da Costa da Caparica com a distribuição de bolas de Berlim.

Todos os dias, à entrada de 16 praias algarvias, poderão ser encontrados os stands de Verão da Optimus, nos quais os veraneantes obterão informações sobre as acções na praia, os brindes que estão associados e os passatempos que estão a decorrer.

De regresso estão também os populares passeios de catamarã, que podem ser ganhos assim que se ponham os pés na areia, se os veraneantes tentarem a sorte num painel interactivo da Optimus ou através da participação num jogo que se realizará na praia.

No que diz respeito aos descontos, a Vodafone também teve no ar uma campanha de bónus em carregamentos, que entretanto terminou, e que consistia na oferta 10 euros aos clientes particulares de voz pré-pagos que carregassem o seu telemóvel com 20 euros ou mais entre 23 de Julho e 1 de Agosto. Além disso, eram oferecidos bónus de 100 euros aos primeiros 42 clientes que carregassem o telefone em cada hora.

Ainda acessível está a campanha "Àmar e Mar" para a promoção de um conjunto de terminais. Pena já também já ter terminado o passatempo que permitia aos participantes ganharem um Nokia N800…

Entretanto estão de regresso os "Momentos Vodafone", uma iniciativa em que a operadora oferece sofás e almofadas insufláveis em 32 praias do país, distribuindo um total de cerca de 60.000 brindes.

[caption]Momentos Vodafone[/caption]

Praia dos Salgados, Praia da Rocha, Rocha Baixinha, Praia de Vilamoura, Arrifana, Zambujeira do Mar, Porto Covo, Sesimbra, Fonte da Telha, Comporta e S. Martinho do Porto são alguns dos locais por onde as carrinhas "Momentos Vodafone" vão passar até 15 de Agosto.

Por último, sugerimos-lhe que espreite a TMN". Como Agosto é mês de Sudoeste, é natural que o destaque das campanhas actuais vá dar à Zambujeira do Mar. Na compra de um bilhete de cinco dias para o festival, a operadora promete repor todo o saldo gasto durante os cinco dias do evento, num plafond que terá de ser gasto até ao final do mês.

[caption]Campanha SWTMN[/caption]