Normalmente, uma escova de dentes elétrica não é considerada um gadget repleto de tecnologia ou um equipamento pertencente à classe denominada como eletrónica de consumo. Contudo, há cerca de dois ou três anos a esta parte, este dispositivo de cuidado pessoal recebeu um add-on que não podemos ignorar sob este contexto: a relação direta com apps móveis instaladas no seu smartphone.

Mas por que razão precisamos de contar com este tipo de possibilidade, a adicionar à comprovada eficiência superior na higiene oral quando comparamos as escovas elétricas com as escovas manuais tradicionais? Simples: porque assim podemos ter à nossa disposição duas funcionalidades bastante interessantes e até úteis.

A primeira está relacionada com um mapa digital que a app móvel de uma escova de dentes elétrica pode fazer da sua boca, mais concretamente dos seus dentes. E o objetivo é simples: em cada escovagem, é elaborado o registo dos dentes que já sentiram a ação da escova e o respetivo tempo de passagem nessa zona. Assim torna-se possível verificar se alguma parte ou dente ficou por escovar.

A outra funcionalidade passa pela intensidade. De forma simples, no mapa criado pela app móvel é possível indicar que dentes ou zonas são mais sensíveis ou sofreram intervenção por parte do seu dentista. Isto para que possa reduzir a intensidade da escovagem nessa área, salvaguardando o trabalho efetuado anteriormente. A isto podemos juntar um sensor que nos indica quando estamos a exercer demasiada força ou pressão na escova.

De resto, a maioria das escovas elétricas – e a generalidade dos modelos apresentados na galeria acima – é capaz de adicionar à lavagem dos nossos dentes as vantagens que já conhecemos há algum tempo. Ou seja, cada escova tem diferentes velocidades, diferentes modos, o tradicional indicador do tempo mínimo ideal de escovagem e, melhor ainda, as baterias apresentam uma autonomia cada vez maior, felizmente. Neste parâmetro, destaque ainda para os modelos que incluem no pack um estojo tipo powerbank que nos resolve as situações em que ficamos sem energia na escova em viagem, por exemplo.

Se ainda não se rendeu às escovas de dentes elétricas, talvez esteja na hora. Isto apesar de os modelos que garantem todas todas as funcionalidades, incluídos na galeria, poderem custar mais do que um normal smartphone de gama média. Mas fique descansado, pois há propostas para todos os gostos e preços, apesar de serem poucas as marcas a “atuar” neste segmento em Portugal, com domínio claro da Oral-B e da Philips.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.