A modalidade tem cada vez mais interessados e já comemorou 10 anos de existência. O Geocaching é uma espécie de "caça ao tesouro" em que os participantes, com ajuda de um GPS, têm de encontrar e esconder "caches" - pequenas caixas "todo-o-terreno" - e depois partilhar a experiência online. Geocacher é o termo usado para definir aqueles que participam neste jogo.
Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e pequenos tesouros e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da mesma.
Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página.
Os geocachers podem colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer, explica-se na página em português dedicada à actividade da Wikipédia.
As geocaches costumam ser classificadas de 1 a 5 consoante o seu nível de dificuldade e igualmente de 1 a 5 consoante a complexidade do terreno e do acesso ao local específico.
O geocaching.com é o site mais popular entre os adeptos do jogo e o espaço onde se publicam todas as caches existentes e onde se podem encontrar as coordenadas para as procurar. O primeiro passo necessário para a utilização do geocaching.com passa por criar um utilizador. Como o geocaching é uma actividade global, poderá procurar por caches em qualquer país do mundo, nomeadamente em Portugal.
[caption][/caption]
Entre fronteiras, há igualmente sites dedicados ao geocaching que servem de ponto de encontro à comunidade de fãs portugueses e que dão a conhecer a modalidade, entre tutoriais, fóruns e estatísticas. É o caso do Geocaching@PT.
[caption][/caption]
Já o Geoboleia propõe-se ser um espaço para combinar "cachadas" conjuntas, poupando no combustível, portagens, alojamentos, etc.
Conte ainda com a GeocacherZONE, uma loja online de produtos e serviços específicos de geocaching para Portugal.
[caption][/caption]
Criado há mais de 10 anos atrás, a caça ao tesouro dos tempos modernos parece reunir cada vez mais interessados. A primeira colocação de uma cache com auxílio ao GPS ocorreu a 3 de Maio de 2000. A localização foi anunciada no newsgroup sci.geo.satellite-nav.
Actualmente, a modalidade conta com mais de um milhão de geocaches activas em mais de 220 países. Em Portugal contam-se perto de 5.600.
Nota de Redacção: Esta sugestão foi originalmente publicada a 12 de Abril de 2010.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Nova app Aerodocs promete organizar e proteger documentos no Android -
Site do dia
1in1million.com: Teste a sorte no pedra-papel-tesoura e torne-se uma lenda -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários