Nos dias que correm a tecnologia já se encontra presente em quase todas as áreas e a construção automóvel nunca foi uma exceção, mas atualmente temos vindo a assistir a uma simbiose cada vez mais interessante entre esta e as TIC.

A conectividade e comunicações móveis são um dos principais exemplos, com a disponibilização de aplicações e serviços baseados em redes móveis nos veículos a ser apontada como uma das grandes tendências no último estudo da GSM Association sobre a evolução do mercado.

No relatório apresentado durante o Mobile World Congress, a associação para as comunicações móveis afirmava que "hoje em dia o mercado de dispositivos móveis ligados à Internet é dominado pelos telemóveis, mas isso vai mudar, à medida que uma nova onda de smartphones, tablets e dispositivos de eletrónica de consumo e de M2M (Machine To Machine), comecem a ligar tudo, de carros a serviços de saúde ou cidades inteiras".

Os especialistas acrescentaram ainda que à medida que as fabricantes automóveis encontrar maneiras de diferenciar as suas ofertas, se procurassem novas fontes de receitas e aumentasse o número de veículos elétricos, deveria crescer também a procura de soluções de conectividade nos automóveis, tornando-se "essencial". O estudo apontava para quem em 2020, 90% dos novos carros incluíssem alguma espécie de ligação à Internet.

A Ford é um dos últimos exemplos de novidades nesta matéria. A fabricante apresentou no congresso mundial das comunicações móveis, o mês passado, o seu primeiro modelo equipado com o sistema SYNC, desenvolvido em parceria com a European Emergency Number Association (EENA), que em caso de acidente liga automaticamente para o número de emergência e comunica a posição do automóvel através de coordenadas GPS. A chegada ao mercado está marcada para setembro.

Recorde-se que a Comissão Europeia anunciou em setembro ter adotado a primeira medida para implementar, até 2015, o sistema que vai permitir aos automóveis circular nas estradas da UE e estabelecer uma chamada direta para os serviços de emergência - um sistema ao qual Portugal se vinculou em 2007.

No caso da Ford, o SYNC já está instalado em quatro milhões de viaturas nos EUA e a sua introdução na Europa, através do Ford B-MAX, constitui um importante passo para atingir o objetivo de chegar aos 13 milhões de clientes do serviço em 2015, a nível mundial, acredita a empresa.

A Assistência de Emergência faz a comunicação automática de uma mensagem pré-gravada para o número de emergência, em "mais de 30 países europeus", através do telemóvel do ocupante, ligado ao veículo por Bluetooth. Isto acontece sempre que exista a ativação de um airbag ou fecho da válvula de emergência do depósito de combustível, explica a fabricante.

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Para além das funcionalidades de "socorro", o serviço lê em voz alta as mensagens SMS que cheguem ao telemóvel (compatível com o sistema) e permite ativar pela voz as funcionalidades dos leitores digitais de música.

O carro da Ford foi o único a marcar presença no Mobile World Congress, mas a empresa não foi a única a anunciar novidades para o sector. Depois de ter revelado que o MeeGo seria integrado no Tizen e destinado a aplicações na área industrial e automóvel, a Intel veio reforçar a aposta nas tecnologias para veículos.

A gigante dos semicondutores criou um fundo de investimento de 100 milhões de dólares para financiar projetos que envolvam o desenvolvimento de tecnologias para a indústria automóvel.

Denominado Intel Capital Connected Car Fund, destina-se a apoiar projetos inovadores ao nível do hardware, software e serviços. Entre as principais áreas de investimento estão as aplicações para veículos, tecnologias de ligação entre o automóvel e dispositivos ligados à Internet, aplicações de entretenimento ou sistemas de navegação avançados.

Depois de a Ford se ter afirmado como a primeira a levar um carro ao MWC, em fevereiro, é a vez de a Audi protagonizar hoje a estreia das fabricantes automóveis na CeBIT, com espaço próprio de exposição.

A marca alemã vai marcar presença no evento que decorre esta semana em Hannover para apresentar o conceito Audi connect, mostrando as tecnologias que já integra ou se prepara para trazer aos veículos e como faz uso da ligação à Internet, às infraestruturas e a outros veículos.

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No espaço está a nova geração do Audi A3, equipado com uma plataforma de informação e entretenimento que permite que sejam feitas atualizações de hardware e software ao veículo, ajudando a manter o sistema a par das evoluções na indústria da eletrónica de consumo, onde os ciclos de desenvolvimento são mais curtos que os da indústria automóvel.

Para além do Audi connect, a empresa vai mostrar inovações como o painel tátil destinado a facilitar o controlo de uma série de funções dentro do veículo, que tinha apresentado na CES, em janeiro.

A feira de eletrónica de consumo que teve lugar em Las Vegas foi também palco de uma série apresentações dedicadas ao sector automóvel, das quais nos vamos abster de falar por já terem merecido destaque consagrado apenas às novidades para a área apresentadas no certame, para o qual remetemos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes