A edição de 2014 do Design Awards conta com 12 eleitos que, na opinião da gigante da maçã, "combinam design e tecnologia de formas criativas, irresistíveis e poderosas".

Entre as apps escolhidas estão 10 para a plataforma móvel da Apple, e entre elas duas criações exclusivas de estudantes, e duas para o OS X. É por essas que começamos: Day One e Cinemagraph Pro.

O Day One é assumidamente um diário que permite "registar a vida tal conforme ela acontece", promete-se a partir do resumo que o apresenta. Com um interface atractivo, a aplicação permite a inserção fácil de diferentes tipos de notas escritas e de imagens.

Está disponível a partir da Mac App Store, mas também tem versões para iPhone e iPad (4,49 euros).

A Cinemagraph Pro é uma ferramenta profissional desenhada para a criação de "flixels" ou "fotos em movimento", um misto entre imagens estáticas e vídeo. Custa 21,99 euros.

De seguida espreite as aplicações destinadas à plataforma móvel da Apple premiadas na edição de 2014 do Design Awards.

Chama-se Sky Guide: View Stars Night or Day e como o nome deixa adivinhar é um guia de estrelas e constelações. Os seus criadores dizem que basta apontar o iPhone ou o iPad para o céu que o Sky Guide automaticamente lhe conta tudo sobre as estrelas, planetas e satélites que "pairam sobre nós". Custa 1,79 euros.

Com uma componente social forte, a Storehouse - Visual Storytelling permite criar e partilhar "estórias", combinando fotos, vídeos e texto. Requer o iOS 7.0 ou posterior e está disponível gratuitamente a partir da App Store.

A News Digest da Yahoo também mereceu a distinção da Apple. A aplicação, gratuita, foi lançada em janeiro para iOS, com a intenção de reinventar a publicação de notícias.

A app reúne, em dois resumos diários, as principais notícias do dia, num conjunto de oito a 12 no máximo, ao invés de outras aplicações do género, que brindam os utilizadores com um fluxo interminável de notícias.

A seguir há mais vencedores dos Apple Design Awards para conhecer.

Entre as melhores aplicações de 2014 distinguidas pela Apple estão, como não podia deixar de ser, os jogos, e não são poucos, mas todos pagos.

Monument Valley, Threes!, DEVICE 6, Blek e Leo's Fortune foram os títulos que a marca da maçã achou por bem destacar.

Há mais um jogo entre os vencedores, mas incluído na "área" Student dos prémios, que apresentamos na página seguinte.

Este ano a Apple decidiu premiar duas criações de estudantes. O jogo Teachley: Addimals Adventure, para crianças, que combina aprendizagem com divertimento, e a PanoPerfect uma aplicação que permite a partilha de fotos panorâmicas com os amigos e em redes sociais. Ambas são gratuitas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.