Quando todos esperavam as primeiras informações do Android N durante o evento de programadores Google I/O, que realiza-se no final de maio, eis que a tecnológica de Mountain View alterou por completo a situação.

A Google disponibilizou esta semana a primeira versão de testes do Android N, a próxima variante do sistema operativo móvel. Não foram só imagens, não foram só indicações, é de facto uma versão que os programadores e os utilizadores mais interessados já podem experimentar.

Hiroshi Lockheimer, um dos líderes de desenvolvimento na Google, explica que o lançamento antecipado permitirá à tecnológica receber um maior feedback e por isso trabalhar de forma mais célere no desenvolvimento do Android.

A maior consequência de todas é que a próxima versão do Android deverá ficar disponível já este verão, em vez do tradicional lançamento entre o final de setembro e o início de outubro.

Ao lançar agora a versão de testes do Android N, a Google também quer garantir que os programadores têm tempo suficiente para adaptar as suas aplicações às novas funcionalidades do software.

E este é um aspeto importante pois existem várias novidades a caminho do Android. Estas são algumas das mais importantes.

Além das alterações no ciclo de lançamento e também no próprio sistema operativo, a Google também está a garantir que a experimentação do Android N é a mais simples de sempre.

Os interessados podem aceder à versão de testes do novo sistema operativo através de uma atualização feita via Wi-Fi, o que não obriga a grandes conhecimentos de programação e instalação de novas versões com a ajuda do computador, por exemplo.

Mas há um alerta que deve ser feito: devido à instabilidade da versão deve apenas instalar o Android N num equipamento que preferencialmente não seja o de uso quotidiano. Por agora o novo Android só pode ser instalado nos equipamentos Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, General Mobile 4G, Nexus Player, Nexus 9 ou Pixel C.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.