A Apple apresentou ontem aquela que será a próxima versão do sistema operativo que equipa o iPhone, iPad e iPod touch, prometendo melhorias ao nível do Siri, suporte ao FaceTime sobre as redes móveis, uma nova aplicação de mapas com a assinatura da marca e uma maior integração com o Facebook, por exemplo.

O iOS 6, que a marca afirma tratar-se de uma das mais espetaculares versões software móvel, fica, para já, apenas acessível na versão destinada aos programadores que desenvolvem aplicações para a plataforma. Mas as novidades já foram detalhadas.

Hoje propomos uma pequena viagem pelas novas funcionalidades e melhorias que a fabricante garante ter introduzido e que se prepara para disponibilizar (como de costume) sob a forma de atualização gratuita, aos utilizadores dos seus dispositivos móveis no próximo outono.

[caption]Nome da imagem[/caption]

De acordo com a Apple, atualmente o iOS é utilizado em 365 milhões de equipamentos, mais de 80% dos quais correm a versão mais recente da plataforma à data, o iOS 5, uma base que terá potencial para crescer com o introdução de mais cinco idiomas a suportar pelo Siri - o "assistente pessoal" integrado no sistema operativo móvel desde a última versão.

O software, que até agora estava disponível em inglês, francês, alemão e japonês, ganha também a capacidade de entender e responder em espanhol, italiano, coreano, mandarim e cantonês. Segundo a fabricante, a plataforma está agora otimizada para ser usada em 15 países.

Além das novidades ao nível da compreensão, o Siri ganhou também novos conhecimentos e uma utilização simplificada em assuntos como o desporto ou cinema. Durante a apresentação oficial, a marca usou como exemplo uma pergunta sobre uma atriz a que o software inclui na resposta a referência ao último filme em que esta participou e perguntando ao utilizador se quer ver o trailer em questão. Em matéria de desporto, passa a ser possível consultar os resultados de partidas usando apenas a voz.

[caption]Fonte: The Verge[/caption]

O trabalho levado a cabo sobre o Siri não se resume à utilização em dispositivos da Apple. A marca está também a colaborar com fabricantes de automóveis como a BMW, Jaguar, Mercedes e Honda para integrar o software no sistema de condução dos veículos. Tal permitirá incluir um botão no volante para ativar o Siri sem tirar os olhos da estrada nem mexer no iPhone. A partir de aí, é só usar a voz.

Novidade é também a possibilidade de atualizar o estado no Facebook recorrendo apenas à voz, o que decorre de um trabalho de integração mais profundo entre o iOS e a rede social, que terá reflexos também noutras funcionalidades.

O sistema operativo passa a dar suporte à integração de contactos e calendários do Facebook e à "possibilidade de fazer publicações diretamente a partir do Notification Center", descreve a Apple num comunicado de imprensa.

As aplicações Photos, Safari e Maps ganham também integração com a maior rede social do mundo, permitindo a partilha simplificada de conteúdos. Passa ainda a ser possível fazer "like" a conteúdos a partir da App Store e do iTunes e aceder às recomendações de amigos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

E por falar em Maps, é chegada a altura de apresentar o novo serviço de mapas criado pela Apple. Os rumores estavam certos e a empresa preparava-se mesmo para lançar a sua própria plataforma de navegação assistida.

O serviço, com mapas 3D e funcionalidades como a navegação "ponto-por-ponto", com direito a indicações faladas, informações de trânsito em tempo real e sugestões/classificações de negócios nas imediações, vem substituir o Google Maps - que até à data tem servido os equipamentos da empresa da maçã em matéria de soluções destinadas a auxiliar a navegação.

Novidade é também o Shared Photo Streams, uma aplicação para partilhar fotografias e álbuns através do iCloud - que segundo a empresa já é usado por 125 milhões de pessoas - com outro utilizador ou um grupo selecionado de contactos. As imagens ficam acessíveis através do iPhoto, do Aperture nos Mac, via Web ou numa Apple TV.

Já o Passbook apresenta-se como uma solução para guardar todos os cartões e bilhetes - como bilhetes de avião ou para o futebol, exemplifica a Apple - num só local. A aplicação permite levar para o iPhone ou iPod touch cupões, bilhetes ou códigos para fazer check-in num hotel e permite também programar lembretes para utilização dos ditos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outra das novidades a esperar da próxima versão do iOS é (finalmente) a possibilidade de o FaceTime passar a poder ser usado também com recurso às redes móveis - e não apenas suportado na ligação Wi-Fi, como acontece à data.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.