A tarefa de encontrar na Web sites e serviços apropriados à idade dos mais novos nem sempre é fácil, mas a sugestão de hoje promete ajudar com mais algumas pistas daquilo que serão opções pedagógicas e seguras para entreter os petizes online… com qualidade. Para isso, vamos tirar partido dos conselhos da Comissão Europeia.

"Melhor conteúdo infantil online" é o nome de um concurso, levado a cabo pelo executivo comunitário, que visa encorajar a criação deste tipo de soluções, premiando os autores dos melhores conteúdos para a Web destinados a jovens até aos 12 anos. Os resultados dos vencedores deste ano acabam de ser dados a conhecer.

Entre jogos inteligentes, revistas interactivas e sites, a Comissão, em parceria com os centros "Internet mais Segura" de 14 países, receberam 780 projectos. Em cada uma das duas categorias (jovens e adultos) - foram premiados três vencedores.

Avisamos desde já que as sugestões podem não estar disponíveis na língua portuguesa, uma vez que as propostas vencedoras chegaram da Bélgica, Alemanha, Holanda e Polónia, mas vale sempre a pena conhecer aqueles que são considerados bons exemplos nesta matéria…

Começamos por apresentar os vencedores na categoria Jovens, cuja adesão deixou a Comissária para a Agenda Digital particularmente contente. "É com satisfação que vejo que muitos adolescentes responderam ao desafio de criar conteúdos adequados para os seus colegas mais novos", afirmou Neelie Kroes, no discurso de entrega dos prémios citado em comunicado oficial.

O primeiro prémio foi atribuído ao portal de uma "revista de alunos", criado por estudantes do 5º e 6º ano de uma escola alemã. A publicação chama-se "Palkan" - e o site "Palk@n" - e centra-se nas temáticas da aprendizagem, comunicação entre alunos e na partilha de informações sobre a actualidade.

[caption]Palk@n[/caption]

Para além dos temas e conteúdos, o serviço encontra-se "adaptado" à utilização pelos mais novos, também no que diz respeito ao aspecto e funcionalidades - onde se contam, por exemplo, o acesso ao serviço de email, um fórum para alunos e um serviço de chat.

O segundo lugar também foi arrecadado por um site, mas com propósitos distintos. Falamos do Habbo Live. Como o nome indica, é dedicado ao popular mundo virtual para os mais novos, o Habbo Hotel.

O HabboLive fornece aos fãs do Habbo as últimas novidades sobre o que se passa no mundo virtual e disponibiliza gratuitamente jogos infantis e é da autoria de três jovens holandeses: Wim Borgerdijn, de 14 anos, Kimberly Nijzink e Mark Bruil, ambos com 15 anos.

[caption]HabboLive[/caption]

Segurança foi o tema que valeu a dois jovens polacos o "bronze" na categoria. A site chama-se Superpilot e aborda questões de segurança geral e segurança online, fornecendo material e recursos educativos gerais nesta matéria. Os criadores, Aleksandra Anna Klimczak e Wojciech Wies?aw Fro?, têm 16 anos.

[caption]Superpilot[/caption]

Mesmo que não se compreenda o idioma, será difícil fica indiferente ao design agradável e eficiente da página, bem como à personagem criada, um super herói que atende pelo nome de Superpilot - algo que nos atreveríamos a traduzir como o SuperComando.

Se da parte dos jovens a participação excedeu as expectativas, entre os conteúdos criados por adultos a oferta estará aquém da desejada pela responsável pela Agenda Digital, que disse esperar que "um número maior de adultos e de empresas garantam que os seus conteúdos tornem a Internet um local mais rico e mais acolhedor para as crianças".

O HetKlokHuis é um dos exemplos de serviços que conseguem criar essa atmosfera online. O site holandês foi criado na sequência do programa de televisão educativo com o mesmo nome.

[caption]HetKlokHuis [/caption]

A página, que propõe a junção de diversão e conteúdos educativos, para além de disponibilizar informação direccionada ao público-alvo da página, oferece várias possibilidades ao nível da criação de conteúdos por parte das crianças, por exemplo, através do SketchMaker e do GameMaker.

A segunda posição da tabela das melhores propostas apresentadas a concurso por adultos é ocupada pelo Kinder Zeit Maschine, um site onde a história da humanidade é contada aos mais novos recorrendo à dose de fantasia que convém nesta matéria…

[caption]Kinderzeitmaschine[/caption]

O projecto é alemão e nasce de uma iniciativa privada, assinada por Sabine Gruler, Kirsten Wagner e Bianca Bonacci.

O último lugar do pódio coube ao Ket Net, uma proposta belga que visa estimular a criatividade das crianças, tirando partido da plataforma Web para colocar à disposição diversos recursos.

Desenhar, criar jogos de perguntas e respostas ou assistir a vídeos são algumas das possibilidades ao dispor de quem visita o site, que foi criado pelo Ketnet, um canal flamengo de televisão destinado a crianças.

[caption]Ket Net[/caption]

Os prémios agora atribuídos surgem na sequência do desafio lançado em Outubro do ano passado, as candidaturas foram primeiro avaliadas a nível nacional, nos 14 países participantes, onde se incluiu Portugal, sendo depois apreciadas por um júri europeu para decidir os vencedores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.