Apesar do lançamento com pompa e circunstância, a Microsoft ainda não conseguiu mobilizar um número significativo de fabricantes para desenvolverem smartphones com o novo sistema operativo móvel. Para além da parceria com a Nokia, só a HTC e a Samsung se perfilaram no momento do lançamento.

A Acer e as chinesas ZTE e Huawey também estarão a preparar-se para entrar na corrida, mas não subiram ao palco no dia 29 de outubro, aparentemente também por questões políticas.

Os rumores de que a Microsoft poderia estar a desenvolver um smartphones Surface, de marca própria, podem ajudar a este entusiasmo morno entre as fabricantes de smartphones. Mas é no terreno que nos próximos meses a nova aposta da gigante de software vai ter de dar provas: em termos de propostas de telemóveis mas também de capacidade de atrair os programadores para desenvolverem mais aplicações, e naturalmente de entusiasmar os utilizadores para mudarem para este sistema operativo muito mais centrado na personalização, onde as ferramentas de trabalho e lazer convivem de forma equilibrada, com espaço para gerir até permissões especiais para as crianças usarem os jogos e aplicações.

A Portugal só ainda chegou um modelo Windows Phone 8, o HTC 8X, que está à venda através dos três operadores móveis e também em modelo livre nas lojas da especialidade. A TMN foi a primeira a anunciar a sua intenção de comercializado o terminal (que ainda está em pré-venda), sendo logo seguida pela Vodafone, e a Optimus acabou por colocar o equipamento à venda na passada sexta-feira, dia 9 de novembro.

Nas duas operadoras o preço é de 499,9 euros, bastante mais barato do que nas lojas em venda livre, nomeadamente na FNAC, onde o valor fixado é de 629,90, também na cor California Blue. Na Optimus se for comprado com o tarifário Smart 30 o preço baixa para 409,90 euros. Já na Vodafone uma vinculação de 24 meses dá a possibilidade de comprar o telemóvel pagando só199,9 euros.

[caption]Nome imagem[/caption]

O novo HTC 8X tem um ecrã de 4,5 polegadas com Corning Gorilla Glass e integra um processador dual core de 1,5 GHz e memória interna de 16 GB. A câmara é de 8 MP, com flash LED e gravação de vídeo em Full HD, e na componente de som pode contar com um amplificador dedicado Beats Audio, que se estreia nos telemóveis Windows Phone.

A HTC vai ter em breve à venda em Portugal um modelo de gama média, o HTC 8S, com ecrã mais pequeno (4 polegadas), processador de 1 GHz e 4 GB de memória. A câmara é também mais fraca, com um sensor de 5 Megapixels. A vantagem reside no preço: custa menos 300 euros do que o HTC 8X na FNAC, onde a entrega está prevista a partir de dia 20 de novembro. A Optimus também garantiu ao TeK que vai ter este modelo na sua oferta, mas sem adiantar preço.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Samsung é outra das fabricantes em destaque na oferta com Windows Phone, e provavelmente será a segunda a ter terminais à venda em Portugal. A marca conseguiu adiantar-se à Nokia apresentando os primeiros modelos ainda na IFA, mas o TeK sabe que o Ativ S só estará à venda no início do mês de dezembro, em versão livre de operador para a grande maioria dos retalhistas.

O Samsung Ativ S tem um ecrã de 4,8 polegadas, Super AMOLED, e um processador dual core de 1,5 GHz. O preço recomendado será 599 euros.

[caption]Nome imagem[/caption]

Embora a empresa tenha por hábito a apresentação de múltiplas opções nas diferentes plataformas, jogando em vários tabuleiros da "guerra dos sistemas operativos" mas diversificando também o portfólio de escolha para o utilizador, o Ativ S é por enquanto "filho único" e não são conhecidos planos para lançar novos modelos.

A estratégia da Nokia, agora parceira de excelência da Microsoft no Windows Phone, é diferente: a empresa anunciou no início de setembro dois novos Lumia http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/nokia_apresenta_novos_lumia_1267788.html, que já estão à venda em alguns mercados mas que só devem chegar a Portugal depois do Natal, perdendo uma época de venda de smartphones por excelência…

O novo Lumia 920 conta com um processador Snapdragon S4 da Qualcomm, um ecrã de 4,5 polegadas que estreia a designação "Pure Motion HD+" para uma resolução superior à HD, e integra a tecnologia PureView, que tornou célebre o Nokia Pure View 808. Mas a câmara é de 8,7 megapixéis e não de 41…

[caption]Nome imagem[/caption]

Imagem

O irmão mais novo - o Lumia 820 - tem um ecrã mais pequeno (4,3 polegadas) mas conta com o mesmo processador da Qualcomm. As diferenças estendem-se também à bateria, com menor autonomia.

Os preços para Portugal estão ainda no segredo dos deuses, mas nos Estados Unidos, com fidelização às operadoras, os modelos 822 e 821 vão estar à venda com preços a partir de 99 dólares.

A Huawei faz parte do leque de fabricantes que tem mantido uma linha de produtos Windows Phone, e por isso não é de estranhar que estivesse entre as mais preparadas. Mas alegadamente terá sido afastada do anúncio oficial por razões "políticas", devido ao conflito que existe com os Estados Unidos, que já consideraram a empresa chinesa uma ameaça à segurança.

Um press release publicado a 21 de Junho (em chinês) indica que a empresa está a desenvolver o Ascend e que quer "ampliar o relacionamento com a Microsoft, para reforçar a posição de líder no mercado mundial de smartphones".

A intenção não teve desenvolvimentos anunciados, mas tudo indica que a fabricante já terá pronto o Huawei Ascend W1. Foram mesmo reveladas de forma "oficiosa", apontando os rumores para a integração de um ecrã de 4 polegadas WVGA, um processador de 1,2 GHz dua core e uma câmara de 5 megapixels.

A ZTE estará a tomar opções diferentes, com um ecrã de maior dimensão - de 5,9 polegadas, mas o equipamento está ainda no reino dos rumores.

Também pouco concreta é, para já, a proposta da Acer, que garantiu que vai lançar um smartphones Windows Phone 8, algures em 2013. Características, preços e outros detalhes não foram adiantados pela empresa que desde o anúncio do tablet da Microsoft foi a que revelou maior indignação pela concorrência da empresa no mercado de hardware.

Os fãs do sistema operativo da Microsoft podem encontrar ainda nas lojas portuguesas vários telemóveus com Windows Phone 7.5, mas que não podem ser atualizados para Windows Phone 8.

A TMN mantém na sua oferta, pelo menos até final do ano, o Nokia 800, Nokia 710, HTC Radar e o ZTE Tania, mas não tem planos para disponibilizar novos modelos com esta versão do sistema operativo, nem com o esperado 7.8.

Questionadas pelo TeK a TMN e as outras operadoras e as fabricantes asseguraram o seu interesse em garantir o upgrade para Windows Phone 7.8, assim que estiver disponível, mas não confirmaram datas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador