Avatares. Não se fala de outra coisa desde que estreou o filme de James Cameron, mas a criação de um personagem virtual (mais ou menos) à nossa semelhança e capaz de nos representar num mundo virtual não tem nada de novo, muito menos de exclusivo.

A legião de adeptos de "Role Playing Games" (RPGs) e a extensa lista de títulos disponíveis são prova disso mesmo. O conceito é simples e dispensa mesmo um computador, implica apenas a escolha de um papel e o seu desempenho, à medida da vontade de quem controla o personagem e das solicitações da "história".

A ideia toma várias formas no campo dos videojogos, ganha regras, recursos e potencial, e tem sido um campo fértil no que à criação concerne. Hoje apresentamos alguns exemplos de Massive Multiplayer Online Role-Playing Games - jogos de interpretação de um personagem online e em massa para múltiplos jogadores.

Em comum têm a existência de um "mundo virtual persistente" - o que significa que o "mundo" continua a existir, e a acção da "história" a decorrer, mesmo sem a presença do jogador - e muitos avatares! O critério de escolha será sempre subjectivo, mas garantimos que todos podem ser jogados de forma gratuita.

[caption]Sugestão TeK: Crie um avatar e jogue online[/caption]

Lançado em 2004, o World of Warcraft (WoW) é provavelmente um dos mais emblemáticos dentro do género, beneficiando das sucessivas expansões e melhoramentos introduzidos ao longo dos anos, que lhe conferem uma jogabilidade acima da média e encontram reflexo no número de utilizadores do jogo. De acordo com os dados publicados no site oficial do título, este ultrapassou os 10 milhões de subscritores mensais em 2008. O jogo é pago, mas pode ser experimentado gratuitamente durante 10 dias.

Ao jogador é pedido que escolha uma personagem e integre uma de duas facções - uma inclui orcs e trolls e outra humanos, anões e "derivados" - sendo que cada uma conta com várias "classes" de personagens, com diferentes "talentos" e funções, que lhes conferem a capacidade de desenvolver diferentes aptidões, à medida que se tornam mais "experientes".

O Runes of Magic é uma espécie de alternativa gratuita ao WoW. Trata-se também de um jogo de "fantasia". A acção decorre no mundo de "Taborea", com personagens como feiticeiros, duendes e elfos. De acordo com a contagem no site oficial, a comunidade conta actualmente com mais de 2,5 milhões de utilizadores.

[caption]Sugestão TeK: Crie um avatar e jogue online[/caption]

O jogo pode ser descarregado gratuitamente e não obriga ao pagamento de qualquer subscrição.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Num registo completamente diferente, mas também de utilização gratuita, encontramos o eRepublik, que se encontra traduzido para português e mereceu a atenção do TeK recentemente, quando a comunidade lançou um apelo à participação de jogadores portugueses.

Trata-se de um jogo de simulação social, em que depois de escolhida a sua "nação", o jogador vai desempenhar a sua carreira e o seu papel na "sociedade" em áreas que vão da económica e empresarial à carreira militar ou política, por exemplo. À semelhança do que acontecia com os jogos anteriores, a interacção com outros utilizadores no mundo virtual vai conferindo novas aptidões e fazendo o personagem subir de "estatuto".

Outra das sugestões recai sobre o Puzzle Pirates. Neste caso, jogador encarna a personagem de um pirata e tem de resolver vários quebra-cabeças para conseguir progredir no jogo.

[caption]Sugestão TeK: Crie um avatar e jogue online[/caption]

Todas as actividades a desempenhar pelo avatar implicam a resolução de um puzzle, o cumprimento das suas "obrigações" de pirata, desde a simples navegação ao comando de uma armada, vão depender da sua destreza na resolução dos mini jogos.

À semelhança dos títulos anteriores, este também pode envolver a cooperação ou competição com os demais jogadores, ou antes a resolução individual de problemas.

Passe o sexismo, poderíamos classificar a última escolha como dedicada às meninas. Neste jogo "fofinho", os desafios metem sempre cor-de-rosa, bigodes e gatinhos. Sim, estamos a falar da Hello Kitty. É rosa, é mainstream e é gratuito.

[caption]Sugestão TeK: Crie um avatar e jogue online[/caption]

Mais divulgados entre nós e com versões traduzidas para português, estão ainda os mundos virtuais do Second Life e Habbo.

[caption]Sugestão TeK: Crie um avatar e jogue online[/caption]

Nota de redacção: Corrigida a referência ao ano de lançamento do WoW.