Em altura de crise e dificuldade para arranjar emprego quem sabe não é tempo de pôr no terreno uma boa ideia que há muito anda a geminar, mas nunca teve coragem para tirar da cabeça e levá-la ao terreno.



Os prémios e os concursos que premeiam a criatividade e o empreendedorismo estão na moda e muitos "atacam" sobretudo no início do ano, o que faz da altura a ideal para dedicar uns minutos ao tema e ver que oportunidades por aí andam.


[caption]Nome da imagem[/caption]

Começamos pela ciência. O concurso para jovens cientistas e investigadores é uma das iniciativas em marcha neste fim de inverno, com inscrições abertas até ao próximo dia 20 de abril. Dirigido a estudantes do ensino básico, secundário ou do primeiro ano do ensino superior (com idades entre os 15 e os 20 anos), o concurso pretende ser um estímulo ao surgimento de novos talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação e inovação e um pretexto para juntar e pôr a colaborar jovens com interesse por aquelas áreas.



Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química são as áreas de onde podem surgir candidaturas.

Também a Fundação Bienal de Cerveira tem em curso uma oportunidade para dar a conhecer ao mundo uma ideia pronta a transformar em projeto de negócio, no âmbito da sua Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira.


O concurso de seleção de ideias e projetos que a fundação tem em marcha dirige-se a empreendedores, empresários ou empresas e admite candidaturas em várias áreas. Design, fotografia, artes digitais, vídeo e audiovisual, software educacional e de entretenimento ou conteúdos multimédia são apenas alguns exemplos de domínios elegíveis.


As candidaturas podem ser entregues até 29 de fevereiro. As ideias/projetos selecionados pelo júri terão espaço e apoio para serem desenvolvidas. As principais condições que a incubadora de Cerveira tem para oferecer estão espelhadas neste vídeo, que a organização preparou para promover a iniciativa.




Uma reedição é o concurso de ideias de negócio promovido pelo concelho de Cascais, uma iniciativa do DNA Cascais para captar ideias e projetos inovadores para o concelho.

Os projetos candidatos, que podem ser entregues até 20 de abril, serão avaliados pela inovação, exequibilidade da ideia apresentada, impacto social, ambiental e económico e adequação dos currículos dos promotores à concretização da ideia. Os vencedores terão acesso facilitado a financiamento para desenvolver a ideia.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outra reedição, é o concurso organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que se realiza no âmbito do Programa Estratégico Almada: Laboratório de Ideias, numa colaboração entre Câmara Municipal de Almada, FCT e Madan Parque.



Os projetos recebidos devem propor produtos ou serviços que contribuam para a introdução de inovação nos serviços e nas funções urbanas. Ideias que ajudem a modernizar o comércio e a restauração no concelho, reforçar a vocação turística, lúdica e cultural da cidade ou promover novos equipamentos e produtos são de interesse para apresentação de projetos. A primeira fase de candidaturas termina a 23 de março. Os três primeiros classificados terão direito a prémios monetários de 1.500, 1.000 e 500 euros.



Também a ANJE promove por esta altura, e até final do mês, a 13ª edição do prémio jovem empreendedor, que ajudou a lançar empresas nacionais tão conhecidas como a Critical Software.

A iniciativa destina-se a apoiar a fase de criação de novos projetos ou a expansão e entrega ao vencedor 20 mil euros, para além de dar acesso à rede de contactos da Associação Nacional de Jovens Empresários e aos instrumentos de suporte ao desenvolvimento de novos projetos geridos pela associação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Podem concorrer empreendedores com idades entre os 18 e os 35 anos. As ideias serão avaliadas com base na exequibilidade financeira, adequação ao mercado, carácter inovador e credibilidade das referências académicas ou profissionais dos seus promotores.



Saímos dos concursos de ideias dirigidos a empreendedores com uma competição internacional, que recebe inscrições até ao próximo dia 27 de fevereiro. O Global Entrepreneurship Competition terá lugar entre 13 e 14 de junho em Barcelona, no âmbito do BIZ Barcelona, uma das maiores feiras mundiais de empreendedorismo.


Os projetos de negócio ou empresas interessadas em garantir um espaço no evento para mostrar a sua proposta e arrecadar um dos três prémios de 15 mil, 5 mil ou 3 mil euros.
O Audax do ISCTE-IUL apresenta-se como única instituição portuguesa no nominating committee do GEC e nessa condição procura empresas recém-criadas com o perfil certo para agarrar a oportunidade. Online, no site do ISCTE é possível obter mais detalhes.



Num registo diferente, vale também a pena deixar aqui uma nota para o Your Film Festival, um concurso lançado pelo YouTube numa parceria com o Festival de Veneza e a produtora Scott Free London. O desafio é simples: um vídeo de 15 minutos. Não há limitações de formato ou tema. É pôr a criatividade a funcionar até 31 de março, data limite para inscrições.



Em jogo está meio milhão de dólares que ajudará o vencedor a criar um verdadeiro filme, com o apoio da produtora de Ridley Scott.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.