Os livros são sempre uma boa companhia para um momento de pausa, uma viagem de comboio, a despedida de mais um dia de trabalho ou o parceiro ideal para encontrar informação para um trabalho ou um tópico que tem de aprofundar.



Em formato digital a oferta têm-se alargado, mais ou menos na mesma proporção dos dispositivos que permitem concretizar a experiência de ler sem tocar nas folhas em papel. As lojas de conteúdos digitais, como a App Store ou o Android Market, têm espaço reservado aos livros eletrónicos, como tem a Amazon e outras plataformas sobejamente conhecidas.



Hoje saímos um pouco do mainstream para deixar alguns endereços com outras moradas que pode valer a pena guardar, se anda à procura de livros digitais para ler no PC ou no tablet, mas tem o orçamento limitado e não está disposto a gastar dinheiro com o assunto.



Já falado aqui no TeK é o 24 Symbols, criado em Junho do ano passado por uma empresa espanhola que apresenta o serviço como uma espécie de Spotify dos livros. A lógica é a do serviço de música, uma vez que o 24 Symbols também disponibiliza os conteúdos que tem para oferecer em streaming.



Compatíveis com o PC ou dispositivos móveis, estes conteúdos podem chegar ao utilizador de forma gratuita ou paga. Os que toleram a publicidade podem optar pela primeira opção, quem prefere uma leitura mais "clean" deve ir para a versão paga que custa 9,9 euros mensais ou 59,99 euros para uma subscrição anual. Pelo meio é ainda possível fazer uma subscrição trimestral do serviço.



Para usar a plataforma o utilizador pode recorrer às credenciais da conta no Facebook, ou criar uma conta no serviço. Estão disponíveis títulos em castelhano, inglês e também em português.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outro serviço outra comparação sonante, para deixar bem claros os objetivos que norteiam o projeto. O Bibliotastic quer estar para os livros como o YouTube está para os conteúdos multimédia gerados pelo utilizador.

Enquanto não atrai o "movimento" que o site da Google já garante, a plataforma oferece opções de leitura para quem acede a conteúdos através do browser (compatível com as principais opções do mercado, desde que usadas nas versões mais recentes) ou através de leitores dedicados de livros eletrónicos.

Nesta vertente, que só pode ser usada mediante registo, é compatível com os formatos PDF, ePUB e PRC (suportado pelo Kindle, por exemplo). Quem tiver um eBook para publicar também pode usar o Bibliotastic.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Não estando apenas focado na oferta de livros eletrónicos gratuitos, o Feedbooks continua a ser uma opção interessante para quem quer ler em formato digital sem gastar dinheiro, com uma vasta lista de títulos em domínio público.

Alice no País das Maravilhas, Drácula, Guerra e Paz ou A Arte da Guerra são alguns exemplos de títulos disponíveis, compatíveis com um leque bastante alargado de formatos, que sobre a generalidade dos dispositivos disponíveis no mercado e também permite o acesso via PC ou Mac.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com uma oferta menos abrangente, deixamos igualmente nota do Planet eBook. Todos os conteúdos disponibilizados na plataforma - especializada em literatura clássica - são do domínio público, embora esta informação deva ser confirmada para cada titulo, porque o que já não está sujeito a direitos num país pode estar noutro.


Com uma lista de 82 títulos disponíveis, os promotores do site explicam que privilegiam a qualidade à quantidade e por isso optam por ter um leque de títulos mais reduzido, digitalizado com uma qualidade superior, garantem. Antes de descarregar o PDF para o PC o utilizador pode ler um pouco do título e escolher se prefere a versão com uma ou duas páginas por ecrã.



Para ler no PC tem também disponível uma vasta oferta de conteúdos assegurada pela Book Yards. O site está ainda direcionado para o mercado norte-americano, mas a oferta pode ser consultada em todo o mundo, com as devidas verificações relativamente aos direitos de autor.



Com mais de 17 mil livros listados, a plataforma quer ser a biblioteca do mundo, dando um contributo para diversificar o vocabulário dos falantes de língua inglesa, a diminuir em ritmo acelerado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para quem anda à procura de livros técnicos, na área da informática, vale a pena deixar uma nota para o eBooks Space. O aspeto do site pode não ser o melhor, mas dispõe de alguns conteúdos que podem ser interessantes. A oferta está dividida por categorias. HTML, Java, Game, Mac ou MySQL são apenas algumas das que pode encontrar.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para os mais esotéricos ou religiosos, também pode ser interessante guardar nos favoritos o endereço do Internet Sacred Text Archive, que se afirma como o maior arquivo online de livros eletrónicos de religião, mitologia, esoterismo ou folclore.



A nossa próxima nota vai para um projeto criado no outro lado do atlântico. Com oito anos de existência, o Projeto de Democratização da Leitura acumula livros, banda desenhada, revistas ou audiobooks. Tudo gratuito, gerido e produzido pela comunidade de utilizadores. Para utilizar o PDL é apenas necessário fazer o registo.

Antes de partir recordamos que o tema dos eBooks gratuitos já tinha sido abordado no TeK, altura em que partilhámos algumas sugestões que pode juntar às que lhe deixámos agora. Vale também a pena sublinhar que nas lojas de conteúdos para Android, iPad ou Kindle também há ofertas gratuitas.
Aliás, muitas delas repetem-se entre plataformas.


Uma última nota para o pedido habitual: se conhecer outras moradas interessantes para quem quer engordar a lista de favoritos para sites com ebooks gratuitos, por favor partilhe!



Nota de redação: O artigo foi originalmente publicado em agosto de 2011.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.