O Natal está à porta. Compram-se as últimas prendas (ou as primeiras, depende dos casos). Escolhe-se a ementa da consoada. Preparam-se os contactos para desejar boas festas. O telemóvel é sempre um dos recursos à mão, pelo menos para aqueles votos de última hora ou que não dispensam um contacto mais próximo. Mas fica-lhe bem antecipar o espírito natalício com um postalzinho, mesmo que este já não siga o ciclo do correio tradicional. Afinal é para nos facilitar a vida que as tecnologias existem.

E é entrando de cabeça no espírito natalício que recorremos à tecnologia para deixar algumas sugestões para quem quer espalhar os votos de Natal por todo o lado, sem sair da frente do PC. Começando pela oferta portuguesa.

Nos principais portais nacionais vai encontrar uma área de postais gratuitos. Os serviços disponíveis estão agrupados por temas, e claro, o Natal é uma das áreas visadas. Nos Postais do Sapo, que usam matéria-prima Alice Cards, é imediata a percepção de que há uma oferta de postais de Natal e que o espírito já tomou conta de quem anda pela Internet. No Top dos mais enviados já está o Pai Natal brincalhão (pelo menos estava, quando por lá passámos). Dentro desta área de postais natalícios há várias opções de escolha. Convites, Divertidos, Obrigado, Prendas Reais, Prendas Virtuais e Votos e Desejos, são as opções que pode enviar no dia ou escolher uma data posterior para envio. Muitas das opções são animadas ou interactivas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/487788.gif

Também no Clix pode encontrar um leque variado de opções de postais. Para chegar àqueles que têm como centro o Natal, é preciso entrar nas épocas festivas.

Mais algumas opções em português são o Postais.net, que além dos postais oferece vídeos, para assinalar a quadra de uma forma diferente junto dos seus contactos. Alusivo à quadra, esta página também tem uma área exclusiva para desejar votos de bom ano novo.

O serviço permite importar ou adicionar manualmente os contactos de vários serviços de correio electrónico gratuitos como o Hotmail, Yahoo ou Gmail e juntar a cada postal uma música da quadra, escolhida por quem envia. Pode ainda espreitar o Postais.com. Sobre estas duas opções é, no entanto, de referir que são mais "povoadas" de publicidade que os exemplos anteriores, o que pode tornar a experiência de utilização menos positiva.

http://imgs.sapo.pt/gfx/487791.gif

Nas opções internacionais um dos destaques do costume, neste clássico que são as sugestões de locais onde encontrar alternativas interessantes para enviar um postal de Natal, é o Blue Mountain. O serviço é antigo mas nem por isso deixou de ser uma opção a considerar quando é preciso enviar um postal. De Natal mas não só. Para usar o serviço é preciso fazer um registo gratuito e depois é só definir os endereços a enviar e a mensagem pessoal que seguirá junta com o postal, como aliás é possível fazer na maior parte dos serviços deste género.

Os utilizadores registados têm ainda à disposição um conjunto de serviços, como um reminder para aniversários, que permite receber alertas no email sempre que alguém faz anos, ou que outra data importante se comemora.

Nesta secção de Natal vai notar que o Blue Mountain é rico em opções, com várias subsecções dentro do tema Natal. Boa parte das ofertas de postais disponíveis são animadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/487786.gif

Outra opção internacional bem popular é a que oferece o 123 Greetings. Simples no processo, não exige registo e ainda permite que o emissor da mensagem saiba quando esta chega ao destino. Logo na homepage é possível perceber - sem qualquer margem para dúvida - que o Natal está aí! O destaque para os postais alusivos à quadra é central.

http://imgs.sapo.pt/gfx/487785.gif

Os votos de boas festas deste ano também podem passar pelas redes sociais. No cada vez mais popular Facebook basta fazer uma pesquisa por aplicações para descobrir que há várias sobre o Natal, com postais e ofertas virtuais alusivas à quadra.

No Hi5 embora existam milhares de postais e animações disponíveis o Natal não é, pelo menos por agora, um tema fácil de encontrar nas opções disponíveis. O mais fácil será talvez escolher um postal e carregá-lo para o serviço, se quiser desfrutar da lista de contactos que lá tem, para fazer o envio.