Quem não está na Internet não existe. A afirmação é um bocadinho exagerada, embora muitos já acreditem nela, mas a verdade é que a Internet está cada vez mais presente nas nossas vidas e para quem é uma figura pública assumiu-se como ferramenta quase indispensável para passar mensagens, contactar com os fãs ou até para fins mais altruístas, como apelar à solidariedade de cada um.
Ao mundo do desporto a Internet também já chegou há muito e não é difícil encontrar desportistas com página online. Fizemos uma pesquisa alargada sobre o tema e podemos dizer que ela há de tudo. Presenças bastante elaboradas, atractivas à vista, didácticas ou mesmo divertidas e que revelam um investimento significativo para garantir presença neste meio. Já outras marcam pelas razões opostas. Do que vimos de bom seleccionámos algumas formas interessantes de estar na Internet que partilhamos com os nossos leitores.
Nelson Évora dá um exemplo. O atleta medalhado partilha com os fãs e admiradores informação sobre o seu dia-a-dia, em forma de notícias, dá a conhecer a história da vida e como se iniciou no atletismo. Também mostra aqui a agenda de provas e os prémios recebidos, sem esquecer um espaço dedicado aos fãs.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468982.gif
Também com créditos provados, o judoca Nuno Delegado dá um exemplo ainda mais completo de como a Internet pode ser um veiculo de informação e na sua página pessoal dá não só informação sobre si, pessoal e profissional, como ensina a quem quiser os caminhos para conhecer a sua escola de judo. No caso deste atleta o mais correcto será mesmo dizer que a página oficial é acima de tudo uma marca que está na Internet, com direito a loja e escola virtual.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468981.gif
Vanessa Fernandes também está na Internet. A sua página pessoal tem um ar composto e espaço para fornecer toda a informação necessária sobre o perfil da atleta de triatlo, medalhada nos últimos jogos olímpicos. Tem também espaço para colocar a agenda de provas, resultados e mesmo para uma galeria de fotos. Tem o espaço mas para já não tem a informação. Deixamos a referência pelo relevo da atleta da cena desportiva nacional e pela promessa da homepage.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468978.gif
Outro português habituado a prémios é Luis Figo. O internacional português é talvez um dos melhores exemplos a apontar quando se fala em figuras públicas que gerem a sua imagem de forma cuidadosa. Mantém a vida privada reservada, mas usa e abusa dos meios à disposição para chamar à atenção para as causas que defende. A maior parte deles passam pela fundação que criou com o seu nome. Para os fãs do jogador a plataforma tem informação sobre o próprio mas é também o local indicado para ficar a saber mais sobre os projectos apoiados.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468983.gif
No plano internacional também não faltam atletas que usam a Internet como instrumento de marketing. Roger Federer é um exemplo. O até há pouco tempo número 1 mundial do ténis tem uma página de internet repleta de informação sobre a modalidade e sobre ele próprio. Se está entre os fãs do tenista talvez lhe interesse saber que o site até dispõe de uma área onde é possível colocar questões ao suíço.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468980.gif
Mas quando se fala em encarar de forma profissional e comercial a página pessoal de Internet é conveniente dar o exemplo de outra estrela do mundo do desporto: Tiger Woods. No site do número um do golfe, com versão em japonês, é possível saber quase tudo sobre o atleta e a modalidade. Já se perguntou quantas horas por dia e de que forma o "tigre americano" se prepara para as grandes competições? Se já pensou mas ainda não tem a resposta, pode sempre vê-la no site.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468979.gif
Fechamos com um homem que é quase uma lenda do ciclismo. Amado por uns odiado por outros, Lance Armstrong acumula um número invejável de vitórias em algumas das mais importantes provas mundiais de ciclismo, nomeadamente a Volta a França. Também ele passa para a Internet a sua marca comercial mas não só. O site oficial do atleta também serve de porta de entrada para a sua fundação, que apoio vários projectos sociais, e respectivo blog. A imagem é uma forte aposta da presença na Internet do ciclista.
http://imgs.sapo.pt/gfx/468987.gif
Também no mundo do futebol há diversos exemplos de jogadores que cultivam na Internet a relação com os fãs e a divulgação da sua imagem. Fica o registo, mas sem exemplos (com excepção do Figo sobre o qual assinalámos a fundação). Sendo o futebol o desporto com mais tempo de antena na imprensa, o TeK opta pela finta e segue em frente para rostos que dão vida a outras modalidades.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários