As crianças são as protagonistas do dia e a nossa sugestão de hoje vai direitinha para elas… passando pelos pais, ou por quem controla o acesso aos conteúdos digitais e alinha os programas de fim de semana.



A partir do browser, do smartphone ou do tablet muitas são as opções de conteúdos (dimensionados à medida) e interessantes para os mais novos. Damos alguns exemplos (e abrimos desde já o espaço dos comentários para que possa apresentar outros).



Começamos pelo próprio browser. Existem no mercado várias alternativas capazes de limitar à partida os riscos associados à navegação web, que é como quem diz, a possibilidade do seu filho visitar sites pouco adequados.



Hoje apontamos o Kido'Z, que junta ao ambiente desenhado a pensar nos miúdos, um conjunto de ferramentas de gestão para os educadores e algumas funcionalidades adicionais, como um sistema de messaging.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Do ambiente para os conteúdos, passamos a bola à coleção Os Miúdos, da Porto Editora, é uma das sugestões. O projeto envolveu duas dezenas de colaboradores da empresa de quatro nacionalidades durante oito meses, para criar uma oferta que se materializa em histórias infantis desenvolvidas de raiz para ambiente móvel, neste caso iOS. A primeira história foi lançada em dezembro do ano passado: Quando Crescer Vou Ser… Hoje existem oito, comercializadas a 2,99 euros cada uma. Estão disponíveis em três línguas e já foram descarregadas 22 mil vezes.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para quem tem em casa um "papa-histórias" e precisa de reciclar o stock com frequência (ou urgência) deixamos a ligação ao site Histórias Infantis, onde pode encontrar novas histórias e partilhar as suas. A oferta é variada e também tem desenhos para colorir. A publicidade que está em todas as páginas é o mais desagradável da experiência no site, mas não invalida que possa tornar-se um bom aliado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Passamos para aquele que é já uma espécie de clássico dos artigos sobre sites infantis, mas não deixamos de o referir. O SAPO Kids é outro endereço web que vale a pena colocar nos favoritos e ter à mão para fins lúdicos e educativos. A oferta de conteúdos é diversificada e dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mas se prefere usar o Dia da Criança para ensinar algo útil para o futuro à criança lá de casa, enquanto o deixa usar o seu iPhone ou iPad, fica uma referência ao Tykoon. Um serviço que ensina a ganhar dinheiro e a poupar para atingir objetivos de médio e longo prazo, como explicam os promotores. O projeto é interessante e tem merecido várias referências positivas, mas, pelo menos para já, apenas está disponível em inglês. A proposta vale apenas para quem domina a língua ou para o deixar atento à chegada de novas versões. À recém-lançada versão para iPhone junta-se a versão web, acessível através do browser.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na mesma linha de conteúdos didáticos, vale a pena referir o Kid's Corner, um site lançado no início deste ano pela Comissão Europeia a pensar nos mais novos. Com uma versão em português a plataforma tem conteúdos que ajudam a perceber o que é a União Europeia, para que serve e como se organiza. Ao conhecimento junta brincadeira, com vários jogos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Disponível para Android e iOS deixamos ainda mais uma sugestão interessante, nacional e premiada. My Magic Songs é o nome de uma aplicação desenvolvida pela iMobileMagic que permite fazer de quem a utiliza a personagem principal de um cenário animado, com imagens recolhidas através da câmara do telemóvel, bem como personalizar músicas com os nomes das crianças que as ouvem.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A propósito do dia da criança há ainda um conjunto de iniciativas a que vale a pena estar atento porque dão borlas ou descontos interessantes para os mais novos.



Hoje, amanhã e domingo quem tem menos de 12 anos (e estiver acompanhado por adultos) pode entrar sem pagar na Game On, a exposição de videojogos que está instalada em Lisboa até ao próximo mês de julho. Adicionalmente os miúdos podem ganhar um jogo do Batman Lego ou Disney Pure, se levarem um desenho sobre videojogos.



Durante os três dias, e além dos 120 jogos disponíveis, a Game On tem ainda atividades pensadas para os mais pequenos, como peddy papers ou jogos tradicionais. No domingo (e como é habitual) há cinema gratuito às 11 e às 15h.



A Optimus também iniciou ontem e prolonga até dia 3 de junho uma campanha de simpatia à criançada, que dá acesso gratuito aos canais Disney Cinemagic HD e SD, nas posições 50 e 51 do seu serviço de TV paga.



Aproveitando a data, o serviço de videoclube da operadora também lançou a categoria Especial Dia da Criança onde agrega um conjunto de filmes de animação (Happy Feet 2, O Gato das Botas e As Aventuras de Tintin) e algumas surpresas, garante a Optimus. Juntam-se às iniciativas endereçadas aos mais novos um passatempo que começa hoje e se prolonga até 10 de junho. Para participar há que responder a questões e fazer uma frase. O prémio é um telemóvel Optimus Roma.




A Zon celebra o Dia da Criança com ações à medida. Hoje e durante o fim de semana tem descontos nas lojas (50% na compra do comando infantil - para 4,99 euros). No serviço de televisão a programação também é especial, com a disponibilização de 100 novos conteúdos no pacote Kids Ilimitado. A quem perceba a mensagem citamos "incluindo os videoclips de maior êxito do Panda Vai à Escola", a que se juntam videoclips e histórias da Xana Toc Toc.



Com o mesmo mote, o Dia da Criança, também a Vodafone disponibiliza hoje uma oferta especial. A operadora, em parceria com a Connect2Media, dão acesso gratuito ao jogo 365 Jogos de Tabuleiro. Para ter acesso à oferta é necessário enviar um SMS com o texto JOGO 365JT para o 12345 ou, para quem tem um equipamento com Android, para o 12777 com o código 365JT.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.