"Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?" São estas as perguntas a que a Agência Ciência Viva quer responder com a organização da Semana da Ciência & Tecnologia.

A edição 2011 arranca a 21 de novembro próximo e prolonga-se até ao dia 27 contando com a participação de instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus para a promoção de um conjunto alargado de atividades.

Até ao momento estão agendados desde workshops, "portas abertas", exposições, tertúlias, visitas a laboratórios e "idas" a museus, que acontecem um pouco por todo o país e têm entrada gratuita.

A Escola de Ciências da Universidade do Minho abre portas aos alunos dos ensinos básico e secundário nos dias 22, 23 e 24 de novembro a quem quer despertar o interesse por esta área, com atividades laboratoriais, demonstrações e palestras.

À semelhança das edições anteriores, cada um dos dias será dirigido a um público específico - dia 22/1º ciclo, dia 23/2º e 3º ciclos e dia 24/secundário -, sendo necessária inscrição prévia para participar.

Na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, convida-se o público em geral a participar em dois workshops no MovLab em redor das tecnologias de animação.

[caption][/caption]

O "Motion Capture para videojogos" quer dar a conhecer os processos profissionais de integração de animações por motion capture em ambientes virtuais interativos. Sob o tema "Animação 3D e Motion Capture" pretende mostrar os processos de animação 3D com recurso a técnicas de motion capture.

Já na Universidade Lusófona do Porto estão pensadas uma série de atividades nas áreas da Química, Física e Matemática direcionadas para a Engenharia do Ambiente, Civil, Electrotécnica, Informática e de Protecção Civil.

Este convite, em particular, é deixado ao público entre os seis e os 18 anos que, entre outras coisas, vão suspender corpos no ar, por robôs a andar, fazer pontes de massa alimentar, ver tornados num matraz, ferver água sem calor, preparar bebidas fumegantes, brincar com jogos e puzzles de Matemática, jogar em campeonatos de Quiz de Ciência.

Ao público em geral, a mesma universidade dirige o convite para a participação no AdWorks, um workshop para "todos os que queiram experimentar a realidade aumentada".

De referir que a Lusófona do Porto estabeleceu horários consoante os públicos, escolar ou familiar, que poderá conferir a partir da página do programa do evento. Na mesma página pode inscrever-se nos eventos.

[caption][/caption]

O Instituto Politécnico de Leiria também se juntou à Semana da Ciência & Tecnologia, propondo um conjunto de atividades diversificadas. Entre elas uma visita às margens do rio Lis, para a recolha de amostras para posterior caracterização do ecossistema ribeirinho, e uma "oficina" de robôs. A listagem de eventos está online.

[caption][/caption]

E que tal experimentar voar num Airbus A320? A proposta é do Instituto Politécnico de Bragança que fará a demonstração da operação de uma Flight Control Unit (FCU), assim como de outros módulos que estão a ser desenvolvidos por alunos do IPB para o Airbus A320 e o
Simulador Flight Simulator X, da Microsoft.

Cada atividade proposta tem a duração aproximada de 40 minutos e obriga a inscrição prévia, que pode ser feita por telefone até 48 horas antes. Para conhecer o programa detalhado aceda à página www.ipb.pt/semanact.

Entretanto, o Museu da Água da EPAL convida a uma visita guiada a uma máquina a vapor do século XIX e respetivo edifício, às 15:00 e às 18:00 do dia 24 de novembro.Inscrições através do endereço de email museu@epal.pt.

E da água para um "líquido" um pouco mais viscoso, no Museu de Lagar Mário Gomes Figueira há o vídeo "Da apanha da azeitona ao fio de ouro" para ver.
Mais a sul, no centro Ciência Viva de Tavira explora-se o fundo do mar, estabelecendo-se uma ligação por videoconferência ao JOIDES Resolution (navio de perfuração para fins de investigação científica) no âmbito da Expedição 339, com o objetivo de permitir o contacto direto dos participantes com os cientistas a bordo.

A Expedição 339 que se iniciou a 17 de Novembro, em Ponta Delgada, e termina a 17 de Janeiro de 2012, em Lisboa, será uma missão em que serão realizadas diversas amostragens de sedimentos recolhidos no Golfo de Cádis e na região sudoeste da margem continental Portuguesa.

Os cientistas irão tentar compreender melhor a abertura do Estreito de Gibraltar, a formação das correntes marítimas e a sua influência no Atlântico Norte, nas variações do nível do mar e nas oscilações climáticas do passado.

E que tal participar num atelier sobre Bonsai? Ou num workshop sobre gastronomia molecular onde a gelatina tem o papel principal? Ou numa oficina sobre técnicas forenses? E experimentar um detetor de mentiras? Esta foi mesmo uma pequena amostra das muitas propostas da edição 2011 da Semana da Ciência & Tecnologia.

A lista completa dos eventos, com os respetivos resumos e contactos das entidades promotoras, pode ser consultada a partir do site da Agência Ciência Viva. Entre as cerca de 370 atividades previstas (até ao momento) haverá com certeza muito por onde escolher.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico