Portugal está em terceiro lugar entre os países europeus onde os utilizadores mais acedem a sites de redes sociais. À frente dos portugueses só os britânicos e os espanhóis gastam mais tempo online nestes sites, indica um estudo da comScore.

O Hi5 domina as preferências com 3,2 milhões de utilizadores, sendo como responsável por 18% das páginas consultadas na Internet e por 11% do tempo dedicado a este meio, segundo a contabilização da Marktest.

Mas a oferta deste tipo de sites tem crescido vertiginosamente, reflectindo a popularidade que as comunidades virtuais têm no actual quotidiano entre os internautas de todo o mundo.

Para além do já referido Hi5, outras redes como o Facebook, Spaces, MySpace, Orkut e Fotolog, entre muitos outros exemplos, têm também bastante sucesso entre os utilizadores portugueses.

O uso de ferramentas e sites de relacionamento social pode contudo colocar algumas questões relativamente à segurança dos seus utilizadores e das pessoas que estes expõem nos seus perfis e contas.

O TeK deixa-lhe algumas "directrizes" de bom senso que deverá seguir ao utilizar as comunidades virtuais em que participa, reunidas com a "ajuda" das próprias redes sociais, que normalmente reservam espaço às questões relacionadas com a segurança.

Em primeiro lugar, deve ponderar bem até que ponto o seu espaço deve ser público: quanto mais pessoais ou facilmente identificáveis forem as informações partilhadas, menor deve ser o número de pessoas com quem as partilha.

Personalize as definições de segurança normalmente disponibilizadas por estas redes online para restringir os níveis de acesso ao seu perfil.

Se quiser que o seu espaço seja visto por qualquer pessoa, partilhe apenas aquilo que não se importa mesmo de mostrar - quer seja, ou não, com os seus amigos. Caso contrário, limite os utilizadores com acesso, aconselha a equipa do Windows Live.

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Para quem quer deixar que o seu espaço seja visto por toda a gente, as redes sociais sugerem comportamentos mais restritos. Aconselha-se, por exemplo, a que não publique o seu verdadeiro nome, ou que pelo menos resguarde os seus apelidos e os apelidos dos amigos e familiares que mostra no seu perfil.

Não deve incluir nenhuma informação que o identifique: não mencione a morada da sua casa, o seu número de telefone, o nome da sua escola, os locais que frequenta ou onde trabalha, nem mesmo o nome da localidade onde vive.

A data de nascimento também não deve ser revelada, tal como o ano em que se formou ou outro tipo de informação que possa indiciar a sua idade.

A partilha de sentimentos é outra questão à qual se deverá dar atenção, pois pode fornecer informações a pessoas menos bem-intencionadas, que poderão aproveitá-la para tentar ganhar a sua confiança em determinado momento.

[caption]Hi5[/caption]

Se permitir comentários ao seu perfil, verifique-os regularmente. Aconselha-se a que não responda a emails maldosos ou embaraçosos, nem a mensagens de estranhos que façam perguntas pessoais.

Uma das questões de segurança mais importantes está relacionada com a publicação de fotografias. Evite publicar fotografias que permitam a sua identificação ou de terceiros ou que contenham imagens especialmente sugestivas.

Antes de transferir uma fotografia, pense em como se sentiria se esta fosse vista por um pai/avô, professor de uma universidade ou futuro empregador,sugere a equipa do Hi5.

Relativamente às fotos, também deverá estar atento aos pormenores que aparecem em segundo plano e não "marcar" as mesmas com tags que mostrem detalhes de identificação, nem seus nem das outras pessoas que aparecem na imagem.

[caption]MySpace[/caption]

Os mesmos cuidados devem ser aplicados na partilha de vídeos pessoais. Não se esqueça de que, depois de as informações serem colocadas publicamente no seu site, podem permanecer na Internet indefinidamente e surgir quando menos esperar.

Aconselha-se igualmente a que tenha atenção ao que os seus amigos escrevem sobre si, já que inadvertidamente podem ser reveladas informações pessoais.

Nota da Redacção: Esta sugestão foi originalmente publicada a 14 de Novembro de 2008, tendo sido revista e actualizada.