Já com um ano de rodagem, o Programa e-Escolas tem vindo a ser reformulado a nível de marcas e modelos disponibilizados pelos três operadores móveis, apesar dos critérios base se manterem iguais.

O Programa, que começou por ser dirigido aos alunos do secundário, abrange agora o segundo e terceiro ciclo do ensino básico, assim como outras franjas da população, entre as quais se contam as associações de jovens. O sistema é o mesmo, contemplando a entrega de um computador portátil por um valor máximo de entrada de 150 euros e uma mensalidade de acesso Internet que custa no máximo 17,5 euros para as velocidades de 512 Mbps, e que varia consoante o escalão de rendimento das famílias dos alunos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os equipamentos disponíveis na oferta dos vários operadores têm também vindo a ser refrescados e contemplam agora maior variedade de marcas que se diferenciam pela melhoria das características base impostas pelo Governo neste programa, ou pela oferta de opções adicionais.

A TMN e a Optimus têm apostado na diferenciação e em campanhas de marketing agressivas para conquistarem a maior fatia de jovens, disputando-se também ao nível dos equipamentos incluídos no pacote, embora uma parte significativa das marcas e modelos sejam comuns às duas operadoras.

Por isso mesmo se quem já tem uma ideia formada sobre as características mais importantes a seleccionar num computador portátil terá maior facilidade em "ler" os dados, a maioria dos utilizadores encontrará alguma dificuldade em seleccionar o melhor modelo. E, como sempre, um único "formato" não serve todas as necessidades.

O primeiro passo é seleccionar um operador de rede: Optimus, TMN ou Vodafone? Como as ofertas de velocidade e preços são equivalentes, vale a pena saber como é a cobertura de rede de banda larga nos locais que frequenta habitualmente - escola, casa ou biblioteca. Poderá perguntar a quem já tem o serviço e tirar umas ideias…

Para escolher entre os vários computadores a questão é mais difícil. A Optimus tem quatro modelos na oferta do e-escola e o destaque vai naturalmente para os modelos da HP e da Toshiba com memória RAM de 3GBytes e processador de 2 GHz. Os ecrãs são todos de 15,4 polegadas, de formato WXGA e todos os modelos incluem uma webcam e gravador de DVD. O Acer Extensa 5620Z é o único que tem uma placa gráfica dedicada.

[caption]oferta da Optimus[/caption]

A operadora da Sonaecom tem mais dois modelos de portáteis na sua oferta mas não estão ainda listados no site do e-escolas.

No caso da TMN a oferta estende-se a 6 modelos, onde marcam lugar a Toshiba e a Fujitsu Siemens com modelos de 3GBytes de RAM, mas suplantadas por dois modelos da InSys, com 4 GB de RAM mais 2GB MMC Turbo Boost. O portátil Portátil INSYS StyleNote 8746S é o que tem o ecrã mais pequeno, com 14,1 polegadas WXGA, perfeitamente suficiente para navegar na Internet e usar as aplicações de produtividade, mas mais limitado noutras aplicações multimédia.

[caption]oferta da TMN[/caption]

A oferta da TMN é também a única que tem um modelo com Linux, o Portátil INSYS GameForce HD 8761SU, que integra o Caixa Mágica e a aplicação OpenOffice. Este modelo distingue-se também pela placa gráfica nVidia GeForce 9300M GS 256MB memória dedicada.

A Vodafone tem apenas um modelo na sua oferta, o Toshiba Satellite L300, que está também presente na oferta da Optimus e da TMN e que já inclui 3GBytes de RAM e 250 GBytes de disco.

[caption]oferta da Vodafone[/caption]

Seja qual for a escolha, tem a garantia de que qualquer um dos modelos tem as características necessárias para responder de forma eficaz às necessidades dos alunos do 7º ao 12º ano. E se calhar ainda ganha aos pontos ao PC que tem lá em casa ou no trabalho...

Nota da Redacção: Este texto foi originalmente publicado a 9 de Setembro de 2008. A oferta dos operadores foi entretanto alterada e já inclui mais modelos de portáteis.