Para evitar escrever com erros ortográficos basta muitas vezes adicionar um corrector ao processador de texto ou ligar uma opção, o que pode evitar embaraços e falhas inconvenientes. Mas tenha atenção às opções de correcção automática, que podem ser enganadoras.
Produtos integrados
Os pacotes de processamento de texto, comerciais ou de utilização livre, já trazem normalmente um corrector ortográfico e até dicionário de sinónimos que pode ajudar a evitar repetições de palavras ao longo de uma prosa.
O OpenOffice.org aceita a instalação de dicionários, corrector ortográfico e auxiliar de hifenização em várias línguas, entre as quais o português. Estas ferramentas têm de ser instaladas depois do pacote de aplicações de produtividade open source, mas as instruções a seguir são fáceis e não exigem nenhum curso de informática avançado.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441576.gif
Também o StarOffice, o pacote de produtividade da Sun baseado em OpenOffice, tem dicionário para português de Portugal que pode ser escolhido e instalado a partir do CD na área de add-ons.
As várias versões de Office da Microsoft no mercado têm também dicionário de português, corrector ortográfico e sinónimos integrado nas versões portuguesa. Se tiver adquirido uma versão do Office 2007 noutra língua vai ter de comprar o Pacote de Linguagem (Language Pack) que permite alterar os interfaces de ajuda, menus e dicionários, assim como o corrector ortográfico. É também possível manter os menus na língua escolhida e usar apenas o corrector ortográfico em português.
Se tem necessidade de trabalhar com vários idiomas existe ainda a opção Multi-Language Pack, que permite adicionar ao Microsoft Office de 2007 um total de 37 diferentes idiomas, mas que é também mais caro.
A má notícia para quem fez o upgrade do Office 2003 e já tinha adquirido pacotes de línguas é que estas não são compatíveis e por isso vai ter de investir num Language Pack (para adicionar mais uma língua), o que custa 31 euros, ou num Multi-Language Packque ainda não tem preço definido para Portugal mas que custa 199 dólares nos Estados Unidos.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441575.gif
Produtos independentes
Se não gosta ou não quer usar a ferramenta de linguagem da Microsoft para o Office tem a opção de escolher o Flip, um pacote de ferramentas que inclui correcção ortográfica, oito dicionários temáticos, correcção sintática e de estilo, um dicionário de sinónimos e ainda permite a hifenização correcta das palavras.
O pacote do Flip fica completo com um conjugador de verbos e uma ferramenta de auxílio à tradução entre português, espanhol, francês e inglês, assim como um corrector ortográfico para alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
O pacote da Priberam permite ainda dispensar a utilização do Word já que possui um editor próprio de texto.
Esta aplicação está já na sexta edição e é compatível com as várias versões do pacote de aplicações de produtividade da Microsoft para Windows. Pode ser adquirido por download ou nas lojas e o preço para um utilizador é de 59,9 euros.
http://imgs.sapo.pt/gfx/441574.gif
Se quiser experimentar o corrector ortográfico sem comprar o pacote pode usar a ferramenta que a Priberam disponibiliza gratuitamente, o Flip online, que funciona para português de Portugal e português do Brasil.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários