O PC é agora, oficialmente, Meo. Isto porque o serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom permite, desde hoje, assistir à emissão em directo de 17 canais a partir de um computador com ligação à Internet, alargando o conceito multi-plataforma defendido desde início pela empresa.

O Meo Online arranca com 17 canais de televisão, incluindo os "generalistas" RTP, SIC e TVI, a par de ofertas para os mais novos, como o Disney e o Panda, dos "desportistas" Benfica TV e Fuel TV e de outros como o Trace TV, o Odisseia, o Food Channel ou o Travel Channel.

Complementando a oferta de video on-demand lançada comercialmente em Novembro de 2010, a nova experiência de televisão no PC do Meo é dirigida ao target entre os 15 e os 24 anos de idade, público onde o consumo de conteúdos em múltiplos dispositivos tem vindo a crescer mais acentuadamente em que o 20 por cento do consumo de televisão já se faz a partir do computador. Daí a aposta da PT num conjunto de "canais jovens".

Os 17 canais de televisão (a que se acrescenta um canal de emissão de trailers do Meo VideoClube) são apenas um "primeiro bouquet", asseguraram os responsáveis na apresentação do serviço feita esta manhã à imprensa, prevendo que o conjunto evoluirá rapidamente para integrar novos conteúdos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Meo Online está disponível de forma gratuita, até 30 de Abril, para todos os clientes Meo ADSL, Fibra e Satélite e para aderir ao serviço, deverá, primeiro que tudo, aceder a www.meo.pt.

A partir do site, terá de fazer o log in. Caso já tenha "conta" no MyPT, deverá utilizar os mesmos dados de autenticação para aceder à Área Pessoal do Meo Online, não sendo necessário realizar um novo registo. Se não tiver conta no MyPT terá de registar-se.

Com o serviço Meo Online activado poderá aceder ao menu "TV" onde está alojado o conjunto de canais em directo disponíveis, apresentado em lista. Além do icon com o logótipo que lhe dá acesso à emissão "live", a partir da listagem é possível conhecer o programa que está a ser emitido no momento, assim como o programa seguinte, ambos acompanhados do sinal "+", que clicado mostra mais informação sobre os mesmos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Carregando no logótipo do canal passa para a emissão online e em directo do mesmo. Se num primeiro momento podem registar-se uns poucos segundos de espera pela imagem, os responsáveis da PT garantem que não haverá qualquer buffering a partir daí, ou seja, a imagem mostrada no PC corresponderá àquela apresentada a partir do televisor pelo serviço de televisão por subscrição.

Querendo oferecer uma experiência no PC "absolutamente idêntica" à que se tem na TV, o Meo Online tem uma funcionalidade de Restart TV que permite aos utilizadores voltar atrás não apenas num determinado programa do seu interesse que já tenha começado, mas em até três horas da programação diária.

No menu TV está igualmente incluído o Guia TV, que mostra a grelha de programação (cruzada) para todos os canais disponibilizados pelo Meo (e não só aqueles cuja emissão pode ser vista online), além da secção "Gravação", onde aparecem todos os registos de gravação feitos pelo utilizador a partir da sua set top box.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Lembramos que no Meo Online tem igualmente disponíveis os títulos do Meo VideoClube, onde poderá ver os respectivos trailers ou consultar as recomendações disponíveis. Todos os alugueres feitos no serviço ficam disponíveis no PC e na televisão.

Patrícia Calé