A tecnologia já foi tema central em muitos filmes e através de diversas abordagens. O controlo da informação, os roubos a bancos com recurso a ferramentas online, os sistemas de geolocalização que permitem chegar a qualquer lugar com precisão, os supercomputadores que querem dominar o mundo.. isto entre muitos outros temas.

A adaptação das novas tecnologias ao serviço da sétima arte é uma parceria que vai continuar e todas as semanas vão chegar novos filmes que vão conquistar os geeks mais dedicados.

Numa altura em que a biografia cinematográfica não oficial de Steve Jobs chega às salas de cinema portuguesas, amanhã dia 22 de agosto, o TeK dá a conhecer um pouco a história deste e de outros filmes "tecnológicos" que estão nas salas de cinema ou que estão a caminho.

JOBS

O cofundador da Apple Steve Wozniak diz que o filme consegue entreter, mas que no final transmite uma imagem errada dos factos e da forma como o próprio Steve Jobs é como pessoa.

Mas nada como tirar as teimas e ir até à sala de cinema mais próxima e conhecer um pouco como a Apple, uma das tecnológicas mais influentes da atualidade, surgiu como empresa. Tudo começou numa garagem e o fim está longe de estar previsto.

Uma das imagens de marca do filme e elemento de distinção é o ator Ashton Kutcher que pelas semelhanças físicas com o cofundador da marca da maçã, é visto como um atrativo extra na película.

Com estreia agendada para amanhã em Portugal, 22 de agosto, o filme desiludiu em termos de bilheteira nos EUA.

O outro Jobs

Talvez os norte-americanos estejam à espera do outro filme que vai haver sobre o ex-CEO da Apple. Produzido pela Sony Pictures, com chancela do guionista Aaron Sorkin e baseado na biografia autorizada de Walter Isaacsson, o filme promete diferir do JOBS que está agora em exibição.

Os primeiros rumores sobre a produção davam conta que o filme apenas ia ter três cenas. A ideia seria representar os três momentos mais marcantes da vida de Steve Jobs como líder da tecnológica, explorando todos os pormenores de bastidores que nunca são vistos pelos comuns dos mortais.

Os Estagiários

Owen Wilson e Vince Vaughn são dois "trintões" e vendedores que são afetados pela transição para a era digital. Com a empresa onde trabalhavam a fechar, a solução passa por fazer um estágio na multinacional Google.

O filme mostra imagens conhecidas dos seguidores da tecnologia como o Googleplex ou os carros da Google sem condutores. Também é abordado o processo de estágio na tecnológica - não sendo certo que tudo o que é mostrado é verdadeiro.

Deixou de estar recentemente em exibição, devendo ficar disponível em formato digital nas próximas semanas.

The Fifth Estate

O título nada indica nesse sentido mas este filme retrata a história de Julian Assange e do projeto Wikileaks. Como as informações foram conseguidas, o que fazer com elas, as pressões sofridas e os esquemas necessários para escapar à teia de controlo das agências secretas.

Com Benedict Cumberbatch no papel principal, The Fifth Estate é um thriller que aparece mais atual que nunca com o caso de denúncias de Edward Snowden e da NSA.

"Isto é informação que o mundo precisa de conhecer", é uma das muitas frases fortes que são audíveis no trailer da película.

O filme tem estreia marcada nos EUA para 18 de outubro.

Paranoia

Um filme que leva até ao grande ecrã o tema da espionagem industrial, um tema que não sendo muito recorrente no mundo tecnológico deve ser mais frequente do que aquilo que todos pensam.

No filme Liam Hemsworth é um jovem que é engolido por uma vasta rede de interesses. Hacking, sistemas de informação e uma tecnológica informática que vale milhões de dólares são o mote de um filme que acaba por ser mascarado por elementos humanos como a traição, drama e suspense.

Estreia a 12 de setembro em Portugal

RPG

Nesta lista há espaço para um filme português que fica em exibição a 29 de agosto. RPG, um acrónimo para role playing game, é uma película de ficção científica que conta a história de dez milionários que decidem participar num jogo virtual que promete vida eterna.

Além da ligação ao mundo dos jogos, todo o ambiente sci-fi da produção de David Rebordão e Tino Navarro fazem deste filme uma presença obrigatória nesta Sugestão.

Watch Dogs

Durante a conferência Gamescon 2013 a Sony anunciou que a sua divisão Sony Pictures está a trabalhar numa parceria com a Ubisoft para que o jogo Watch Dogs chegue às salas de cinema.

O anúncio acaba por surpreender já que o jogo ainda nem sequer foi lançado para nenhuma consola, tendo estreia marcada para novembro deste ano.

[caption]Watch Dogs[/caption]

Mas a decisão pode estar na tipologia da história e no barulho social que Watch Dogs tem conseguido gerar graças ao seu "guião" de jogo. A história centra-se na figura de Aiden Pearce, um indivíduo que consegue controlar toda a cidade através de técnicas de hacking e com recurso a um telemóvel. Como? Toda a cidade está ligada a um sistema central de computadores, logo, quase todos os elementos são violáveis.

Aquela que poderá ser uma evolução ao conceito de super-heroi vai estar a cargo da produtora New Regency e está prometida "ação intensa e aventura" e uma história que se centra no controlo da informação como forma de poder.

Gran Turismo

Uma das mais consagradas sagas de jogos de corrida de todos os tempos vai ganhar uma versão cinematográfica, para combater o sucesso sem rivais à altura dos filmes Velocidade Furiosa.

[caption]Gran Turismo[/caption]

A anúncio da película também foi feito na Gamescon.

Os leitores do TeK são convidados a deixar uma sugestão´na caixa de comentários onde nomeiam filmes com cunho tecnológico como A Rede ou a saga do Extreminador.

=== The End ===


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.