Nas próximas semanas os portugueses são chamados às urnas duas vezes. Legislativas e autárquicas realizam-se com um fim-de-semana de intervalo, como se sabe. As sondagens mostram que os indecisos, à procura de uma alternativa política mais de acordo com os seus ideais, são cada vez mais. Se esse é o seu caso, ou mesmo não sendo, tem interesse em se manter a par da actualidade, aqui ficam algumas sugestões de sites por onde deve passar.
Somam-se intervenções partidárias e apartidárias, de meios de comunicação social ou serviços de Internet que criaram espaços próprios para dar visibilidade à informação sobre o tema e facilitar o seu acesso por quem a procura.

A Twitica do Parlamento

Já está no ar há algum tempo e com o aproximar das eleições muito provavelmente sobe de temperatura o Twitica. A iniciativa é de uma empresa privada e ganhou forma há alguns meses. É conhecida a "febre" pelo Twitter que afectou diversos sectores da sociedade. A política também foi "contaminada" e hoje são vários os deputados com presença no serviço social em alguns casos, diga-se mesmo, presença muito activa. Toda ela passa pelo Twitica e até dá para ver quem mais incorpora o palco digital.

O que escrevem os políticos a propósito da actividade na Assembleia da República é a essência do site, mas também já foi criado um canal que separa os ecos da pré-campanha que se fazem ouvir nas páginas de cada deputado.
http://imgs.sapo.pt/gfx/480413.gif

Fundado pela SIC, Expresso e Antena 1 o Parlamento Global é também por estes dias um bom local para saber mais sobre o que fazem os principais candidatos e a máquina partidária que os suporta. Na plataforma há a destacar o canal dedicado às legislativas, às autárquicas e também a área dedicada aos círculos eleitorais. Há dados demográficos sobre cada região, bem como informação sobre a combinação política de cores.

Na imprensa, para além da secção de política dos diários e dos portais, há outras formas de acompanhar online o que se vai dizendo e fazendo nesta corrida às eleições em dose dupla. Pode dar um salto ao blog do Público dedicado às eleições, que cruza a participação do jornal com a de alguns bloggers. A TSF também criou um canal no site para onde envia toda a actualidade relacionada com as eleições que conduzirão à escolha de um novo Governo. O mesmo faz a TVI 24. http://imgs.sapo.pt/gfx/480416.gif

O Sapo tem dois canais dedicados no portal para cobrir o período eleitoral. Um para as eleições legislativas e outro para as autárquicas.

Notícias, programas, candidatas, humor, vídeo e fotos são as secções por onde se dividem os conteúdos disponíveis no mini-site dedicado às legislativas. Quem abrir a área dedicada aos programas vai encontrar a informação dividida por tópicos, o que simplifica a vida a quem anda a comparar ideias e ideais. Prioridades, economia, crise, emprego, impostos, educação, sistema político, segurança, política externa e igualdade são as áreas analisadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480414.gif

O mesmo template, uma diferente organização de conteúdos suportam o mini-site que vai acompanhar o antes e depois das autárquicas, dando destaque principal às noticias que os candidatos um pouco por todo o país vão produzindo.

Dúvidas mais institucionais

Para esclarecer dúvidas de carácter mais institucional pode ainda passar pelo recem-estreado Portal do Eleitor. Quem vota pela primeira vez, não sabe onde vota ou tem dúvidas que quer ver esclarecidas sobre o sistema eleitoral pode esclarece-las por aqui.

http://imgs.sapo.pt/gfx/480422.gif

Os próprios candidatos também apontam cada vez mais baterias para o poder da Internet e da comunicação feita por esta via. Há verdadeiros campeões de perfis acumulados em tudo quanto é rede social ou serviços online de grande divulgação. Outros optam por presenças mais discretas. O mesmo acontece com os partidos. Hoje só referimos que a aposta existe. Deixamos e detalhe para uma próxima "voltinha" online.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.