Para perceber como funciona a máfia mundial, o leitor é um agente da polícia disfarçado de traficante que atua em diferentes países em Jogo da Máfia, ou para conhecer as principais teorias filosóficas, assume o papel de um dos pensadores numa batalha virtual em Filosofighters. É este o espírito dos newsgames.

Estas notícias em género de jogos chegaram como um modo mais apelativo de oferecer informação aos leitores, que por sua vez ganharam uma alternativa complementar, ou mesmo facilitadora, para entenderem os acontecimentos que marcam a atualidade noticiosa.

As histórias do quotidiano mundial, contadas a partir de simulações jogáveis, nas quais o leitor gere a trama, têm sido experimentadas por vários meios conceituados, como o The New York Times ou a CNN.

Em 2013, a peça mais lida da edição digital do The New York Times foi um jogo de perguntas e respostas sobre os diferentes sotaques norte-americanos que colocava o leitor num mapa interativo do país.

Existem diferentes categorias de newsgames. Os current games são produções baseadas em informação quotidiana, desenvolvidos rapidamente com Flash ou tecnologia similar e disponibilizados em portais para chegarem um público maior. September 12th, sobre o 12 de setembro, ou Killer Flu, sobre a difusão da gripe, cabem nesta categoria.

As infografias interativas também estão entre um dos géneros dos newsgames, principalmente as que permitem trocar variáveis para observar novos resultados ou comparar dados. A infografia How Different Groups Spend Their Day, do The New York Times, é um exemplo.

Existem documentários que também foram transformados em videojogo, como é o caso de JFK Reloaded, que permite ao jogador colocar-se no lugar de Harvey Lee Oswald e disparar sobre o ex-presidente norte-americano. Mais ao género "play the news", está Operation Cast Lead, um jogo inspirado no conflito palestiniano.

Mas são muitos mais os exemplos de newsgames que têm sido produzidos, para diferentes plataformas - online, smartphones - além dos já mencionados, como Endgame: Syria, Darfur is Dying, NarcoGuerra ou Snowden Run 3D.

Ainda há muito pouco tempo saíram da Newsgames Hackathon, realizada em Colónia na Alemanha, o primeiro evento do género realizado na Europa, algumas propostas, como o Find Me, um jogo baseado no desaparecimento das jovens nigerianas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.