O período maior de férias leva a maior parte de nós a deixar alguns itens para trás enquanto rumamos a um qualquer destino diferente do habitual percurso para o local de trabalho, mas por outro lado, há coisas que, simplesmente, teremos que levar connosco.

As razões são óbvias para alguns exemplos flagrantes, mas pondo evidências como roupa, artigos de higiene e animais de estimação (se não tiver quem trate deles na sua ausência) de parte, restam outros, mais justificados ou nem por isso, dos quais não prescindimos, mesmo em - ou caso para dizer, "principalmente em" - período de férias.

Para a maior parte das pessoas, a máquina fotográfica é um dos equipamentos que se inclui entre o grupo de "indispensáveis" em "período de descanso".

O TeK tem deixado, em alguns dos seus artigos, exemplos de diferentes máquinas, com características diversas, disponíveis no mercado português. Numa das montras mais recentes há inclusive modelos completamente dedicados à "utilização à prova de areia". Dimensão, angulares ou ecrãs de toque são outros temas entretanto já tratados e que poderá consultar para uma melhor escolha, se estiver a pensar adquirir uma máquina fotográfica.

[caption]EX-G1 da Casio[/caption]

Às máquinas já propostas, acrescentamos nesta sugestão a EX-G1 da Casio, anunciada como "a câmara todo-o-terreno mais fina do mundo", que promete resistir à água, a quedas e a pó, ou seja, própria para levar nas excursões veraneias.

[caption]EX-G1 da Casio[/caption]

Disponível no mercado português em preto e vermelho por um preço aproximado de 299 euros, a EX-G1 da Casio tem um sensor de imagem de 12,2 megapixéis e a possibilidade de realizar disparos automáticos em intervalos de tempo, quer em fotografia, quer em vídeo, isto porque além das suas capacidades fotográficas, a máquina da Casio também pode ser transformada em câmara de filmar.

A máquina é capaz de gravar filmes em formato 16:9 de alta definição (848x480 a 30 fps ) em ficheiros com até cerca de 40 minutos num cartão microSD ou microSDHC de 4 GB. Além disso, um modo especial "YouTube Capture Mode" permite criar filmes já formatados e optimizados para colocar naquele popular site de partilha de vídeos.

[caption]Nokia C3[/caption]

O telemóvel é outro dos utensílios que, com certeza, não vai deixar em casa quando partir de férias. A Nokia anunciou recentemente a chegada ao mercado português de um conjunto de novos modelos, entre os quais o C3-00, o C5-00 e o X2.

Ouvir música, fotografar, fazer vídeos e aceder a redes sociais são as funcionalidades de destaque do novo conjunto de terminais Nokia, cujos preços começam nos 119 euros. Alguns modelos ainda se encontram em pré-reserva, como pode ver a partir da loja online da Nokia.

O telemóvel, por sua vez, implica levar também o carregador. A tem uma excelente sugestão para o Verão, que serve também leitores MP3: um carregador solar.

[caption]Go! Sunning[/caption]

O Go! Sunning, da linha Zipy da AIDigital, incorpora uma lanterna LED, tem conexão USB e traz consigo uma bateria de íon de lítio recarregável, apresentando uma eficiência de conversão de energia solar até 15 por cento, com base no painel de 0,4W. O tempo de carregamento da bateria por acção directa de luz solar dura 10 a 15 horas.

Este carregador está disponível em amarelo, azul, verde e vermelho e tem um PVP recomendado de 19,90 euros.

Quem não prescinde de ter um computador por perto, mesmo em altura de férias, tem várias opções "fresquinhas" mercado, como por exemplo os modelos notebook da Acer, já noticiados num artigo do TeK, ou mesmo o computador de toque TouchSmart 300 da HP, cujos atributos poderá conhecer melhor numa análise publicada recentemente.

MP3, leitores de ebooks, tablets, pens USB, projectores, a lista de gadgets que poderão acompanhá-lo durante as férias é grande e variada e dependerá do gosto e necessidades de cada um. A faltar a tecnologia (por esquecimento ou impossibilidade financeira), que pelo menos continue a brilhar o sol. Será, com certeza, meio caminho andado para ter umas férias agradáveis.