Em semana de regresso às aulas voltamos ao tema e apresentamos-lhe mais "promoções tecnológicas" que o poderão ajudar a poupar, numa das alturas do ano de maior despesa.

Já fizemos contas aos portáteis e aos desktops, já embrulhámos computadores com "terceiros", logo hoje é a vez de falarmos do acesso à Internet, uma ferramenta de que muito pouca gente prescinde atualmente.

Entre as ofertas que implicam "mensalidade", há algumas concebidas a pensar em mais um início de ano letivo, e é por essas que vamos começar, nomeadamente pela banda larga móvel, um dos segmentos que conheceu maior dinâmica nos últimos anos, graças ao programa e-escola, entretanto suspenso.

Esta semana a Vodafone reduziu em mais de 20% o preço do seu serviço de banda larga móvel pós-pago, sem limites de tráfego ou de tempo (sempre com o mesmo valor de fatura) para 9,9 euros mensais.

Este valor é válido para novas adesões ao tarifário Best Net Light até 31 de Outubro e durante 24 meses.

[caption][/caption]

Adicionalmente, para todos os clientes que adiram ao plano Best Net Light, Base ou Plus até 31 de Outubro, a Vodafone aplica automaticamente as características do plano Best Net Max até ao final do ano: velocidade até 7,2Mbps e tráfego ilimitado.

A Optimus, por sua vez, acaba de lançar a campanha "Vai ser até mais não"', em que oferece tráfego ilimitado e velocidade de 7,2 Mbps até ao final do ano, na adesão, até 31 de Outubro, aos tarifários Start, Basic ou Light.

Com esta promoção, o Optimus Kanguru permite que os utilizadores usufruam das condições do tarifário ilimitado Xpress, sem que tenham de pagar mais por isso.

[caption][/caption]

As mensalidades destes planos pós-pagos variam entre 12,49€ e 22,49€ por mês, oferecendo velocidades máximas de download entre os 1Mbps e os 4 Mbps.

Na altura em que visitámos a loja online da TMN ainda não existia qualquer alusão a promoções de regresso às aulas em termos de acesso móvel à Internet, mas ficam as ofertas vigentes.

A operadora tem disponíveis cinco produtos, a banda larga soft, basic, regular, plus e super. As duas últimas ainda têm a campanha de verão associada, que prevê uma redução de valores para quem adira aos pacotes até 30 de setembro.

Assim, a banda larga plus custa atualmente 29,99 euros (no lugar dos habituais 34,99 euros), oferecendo tráfego ilimitado e velocidade de 7,2 Mbps, enquanto a banda larga super tem um valor de 39,99 euros (fora da campanha custa 44,99 euros), em troca de tráfego ilimitado e uma velocidade de 21,6 Mbps.

[caption][/caption]

No acesso fixo também não há (por agora) promoções que tenham como "desculpa" o reinício do ano escolar, mas existem outras campanhas, ficando a informação para quem dela necessita.

O SAPO tem à disposição a opção fibra e ADSL. Para quem poder usufruir da primeira, o serviço da PT propõe três produtos, de 30, 100 e 200 Mb, com mensalidades associadas de 14,99, 20,99 e 86,99 euros, respetivamente, para as adesões durante o mês de setembro.

[caption][/caption]

Comum a qualquer um dos tarifários, durante este período, é a oferta de chamadas grátis para as redes fixas nacionais 24h/dia e banda larga móvel grátis até 100 MB/mês. Estas condições são válidas até 31 de dezembro.

No ADSL, o SAPO tem duas ofertas, de 12 e 24 Mb, que para as adesões durante o mês de setembro têm custos mensais associados de 14,99 euros (antes 20,99 euros) e 19,99 euros (antes 25,99 euros). Também aqui há chamadas grátis para as redes fixas nacionais, mas apenas noites e fins de semana, e banda larga móvel grátis até 100 MB/mês.

Na Optimus Clix a oferta de acesso à Internet surge em pack com o telefone e compreende três "produtos", todos oferecendo chamadas gratuitas para a rede fixa nacional e banda larga móvel até 100 MB/mês.

[caption][/caption]

Os preços variam, como é habitual, com as velocidades contratadas, começando nos 31,99 euros para o pack de 30 Mbps. O pack de 100 Mbps tem duas variantes, a nacional (41,99 euros) e a internacional (51,99 euros), que difere da anterior porque, além das chamadas ilimitadas gratuitas para a rede fixa nacional, inclui chamadas para um conjunto de 16 países.

O acesso à Internet também pode ser contratado a par do serviço de televisão, numa oferta que tem ganho cada vez mais adeptos entre os portugueses, pela poupança que pode gerar mas que resolvemos deixar de fora na listagem apresentada e reservar para uma próxima oportunidade, por todo o interesse que suscita.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.