Em tempo de crise estará longe da cabeça de muitos uma excentricidade que resulte na compra de um gadget único, exclusivo, distintivo e difícil de passar despercebido, como podem ser um telefone em diamantes ou um teclado em ouro.


Para muitos não fará sentido a existência deste tipo de ofertas, mas não será para todos, ou as lojas online que as vendem não proliferavam tão rapidamente. Pelas línguas em que a maior parte dos sites estão traduzidos não é difícil perceber que os clientes asiáticos e os russos são destinatários privilegiados da electrónica de luxo marcada pela excentricidade. Mas o mundo é uma aldeia global e a Internet mais ainda e por isso a nossa proposta de hoje é levá-lo a algumas paragens onde se fazem negócios que podiam valer imóveis ou carros, mas afinal dizem respeito a leitores de música bordados a diamantes, por exemplo.


No mundo da electrónica de luxo um dos nomes conhecidos é o da Stuart Hughes. A marca britânica nasceu em 1971 como empresa familiar e desde então tem apostado numa combinação de design, com inovação. Tem na Internet uma montra privilegiada das suas criações, tendo sempre presente uma máxima: as imagens não podem exagerar o produto real. Mas diga-se que não é necessário, porque a oferta é tão distinta que só por si tem condições para cativar toda a atenção de quem passa pelo site. Televisões; iPad e portáteis; carros; telemóveis; moda e gadgets são as secções que subdividem os produtos disponíveis.


Na área dos telemóveis, por exemplo, vai encontrar versões personalizadas à identidade da marca de produtos disponíveis no mercado em versão "normal" e edições limitadíssimas como a do Nokia Supreme. Só existem três modelos deste equipamento cravejado de diamantes (que só serão fabricados depois de existir um dono). Disponível por 120,5 mil euros, o equipamento chega a quem o comprar com uma bolsa em pele e com portes de envio gratuitos, tal como é prática da loja para todos os produt

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Outro nome a reter para quem planeia desembolsar uns milhares por uma nova jóia electrónica é o da Goldvish. Os telemóveis são a especialidade da marca. A presença online não revela uma grande colecção de produtos. Antes pelo contrário, a oferta é reduzida mas dá nas vistas. Mistura edições limitadas com mais duas linhas de produtos e mantém o foco nos telemóveis.


Uma das propostas da fabricante suíça é a linha Illusion, onde combina materiais como o ouro, diamantes e pele para um resultado sem dúvida diferente do que exibe um qualquer telemóvel na montra de uma loja de electrónica. Ao contrário do que fazem outras marcas do género, a Goldvish trabalha com modelos próprios em vez de pegar em produtos de sucesso e adorná-los com bens preciosos.


Como é possível perceber pelas características dos equipamentos listados, a liderança tecnológica não é aqui a prioridade. Ainda no que se refere ao exemplo da linha Illusion, os equipamentos cumprem os requisitos mínimos para assegurar as funções de comunicação que é suposto, câmara de dois megapixéis, cartão de memória de 2 GB, etc, mas deixam de fora o suporte para 3G.

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Igualmente focada nos telemóveis está a Amosu. A marca avisa logo à entrada no site que é seu o Blackberry mais luxuoso do mundo. Fala do Curve e da versão com quase 5 mil diamantes que criou deste equipamento e que assegura só venderá três em todo o mundo, para dar a quem compra a certeza exclusividade.


Os compradores desta edição especial, que a marca também fez para o iPhone, podem ainda ver o nome gravado no equipamento.


Todos os produtos são assinados por Alexandre Amosu, fundador da marca que tem na Internet uma montra, mas também uma loja, como fazem a generalidade das lojas aqui referidas, que colmatam assim a falta de representações físicas abrangentes.

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Quem conhece alguma coisa deste mundo de excentricidade informática muito provavelmente já ouviu falar da Computer Shops. A marca existe desde 1996. Nasceu para personalizar computadores e algum tempo depois tinha percebido que o caminho passava por uma personalização que criasse produtos de luxo, únicos e exclusivos, a partir de produtos que estão no mercado e qualquer um pode comprar.


Os produtos da Apple foram uma das primeiras grandes apostas da fabricante, que foi a primeira a criar um MacBook em ouro. Hoje a oferta é vasta. Uma PlayStation banhada a ouro, ou uma Xbox e comandos a condizer, um BlackBerry banhado a ouro e não só.


Mas é no mundo Apple que a oferta continua a ser mais vasta e não se restringe apenas a metais preciosos. Quem não quer encandear-se com o brilho dos metais ou não tem dinheiro para ir tão longe, outras hipóteses de personalização menos excêntricas também estão disponíveis.


A plataforma online é o meio por excelência de interacção com a Computer Shops que, não só vende por esta via, como recebe também online outros pedidos de personalização, que vão para além dos mostrados no seu site.

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