Hoje dedicamos alguma atenção a uma pequena amostra do mundo de páginas de Internet, portuguesas, dedicadas aos animais. Se nunca pesquisou sobre o tema fique desde já a saber que se algum dia o fizer vai ficar impressionado com a quantidade de endereços à procura de visitantes. Muitos dizem respeito a criadores de raças diversas e são projectos comerciais, mas também não são raros os exemplos de donos que gostam tanto dos seus animais de estimação que decidem levá-los para o mundo digital e dedicar-lhe um site.

O que também não faltam são clubes de fãs ou admiradores, como se queira chamar, de determinada raça. Por exemplo, sabia que existe o Clube Português do Gato Persa? É verdade, existe! Divulgar e preservar a raça são os principais objectivos. Os promotores da iniciativa convidam quem gosta da raça a partilhar conhecimentos, informações, imagens e o que mais se queira.

http://imgs.sapo.pt/gfx/483689.gif

Na mesma linha também existe o Amigo do Rottweiler. O fundador do site confessa que a paixão pela raça nasceu em 1997, mas na altura pouco sabia sobre ela. O interesse em saber mais e trocar ideias acabaram por levá-lo a criar a plataforma que hoje afirma ser um local para apresentar a raça e promover a troca de experiências.

http://imgs.sapo.pt/gfx/483690.gif

Também online estão vários canis e associações, muitos deles vocacionados para a criação de algumas raças portuguesas. Os exemplos são diversos. Para quem gosta do Rafeiro Alentejano pode ser boa ideia passar pelo canil de Paio Pires, ou o canil Forte de Elvas. Os admiradores do Cão de Castro Laboreiro podem passar pelo site da Associação.

[caption]Castro Laboreiro[/caption]

Começa a ficar conquistado com tanta ternura canina - e não só - mas não sabe como levá-la para casa? Há muitos endereços na net que podem dar uma ajuda a quem não está disposto, não pode, ou não quer pagar para ter um novo animal de estimação. Adoptar é uma forma de poupar e de trazer felicidade a um animal que pode ter muitos mimos para lhe dar.

Espreite por exemplo a Cidade dos Animais. Só a homepage deixa qualquer um enternecido. O projecto tem como principal objectivo, precisamente, a divulgação de animais para adopção. Também ajuda donos que se perderam dos seus animais a voltarem juntos para casa, faz concursos fotográficos, etc.

http://imgs.sapo.pt/gfx/483687.gif

Não é muito agradável à vista a presença online da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal mas não deixa de ser um bom porto de informação para quem gosta de animais, se preocupa com os seus direitos ou pretende adoptar um.

[caption]União Zoofila[/caption]

Mais uma sugestão para quem quer adoptar um animal de companhia é a página de Internet da União Zoófila onde pode encontrar mesmo um guia para a adopção de um cão ou de um gato. Ajuda a escolher o animal certo e ensina cuidados de higiene, saúde, entre outros. Na mesma lógica, também pode passar pelo site da Associação Zoófila Portuguesa.

De carácter mais regional muitas outras entidades poderiam ser referidas, como a ABRA ou a Bianca.

[caption]Viva Pets[/caption]

E ainda com informação para quem pretende adoptar, mas com um âmbito mais vasto, está disponível online o Viva Pets. Cães, gatos, aves, peixes, reptéis, animais exóticos e cavalos são áreas com espaço próprio nesta comunidade online.

Para saber mais sobre raças portuguesas de cães, conhecer o calendário de provas ou mesmo inscrever um artista canino que no seio da família já tenha dado mostras de talento, não deixe de passar pelo Clube Português de Canicultura.

http://imgs.sapo.pt/gfx/483686.gif

Nota de Redacção: Sugestão originalmente publicada a 16 de Outubro de 2009. Revista e actualizada com sugestões dos leitores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.