O Twitter é uma rede social diferente, organizada em torno de pequenas mensagens de até 140 caracteres, publicadas pelos utilizadores a partir da web, por SMS, através de um cliente de mensagens instantâneas ou de uma aplicação dedicada.
Os utilizadores podem igualmente subscrever e acompanhar as mensagens de outros utilizadores do serviço, com opções de privacidade e restrição para a visualização de mensagens, resultando numa plataforma ideal e de baixo custo para equipas de trabalho dispersas. O Twitter foi, por exemplo, utilizado pelo Departamento de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, para coordenar equipas, no terreno, durante os incêndios de Outubro de 2007 na Califórnia.
Para além de acompanhar as mensagens dos amigos e dos colegas, o Twitter pode ainda ser utilizado como meio de informação, com diversos órgãos de comunicação presentes no serviço, para além da utilização pessoal de alguns dos maiores opinion-makers  da área das tecnologias, incluindo John Gruber, do blogue Daring Fireball ou Robert Scoble, do blogue Scobleizer e personalidades políticas, como Barack Obama e Hillary Clinton.
No telemóvel, o Twitter disponibiliza 4 centros de mensagens internacionais, nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Índia e Canadá. Os utilizadores podem utilizar estes centros para enviar mensagens e receber actualizações de utilizadores seleccionados por SMS. Para além de encher rapidamente a caixa de entrada de mensagens da maior parte dos telemóveis comuns, esta opção pode ainda resultar um pouco cara, nomeadamente para os utilizadores fora dos países referidos.
Existem ainda diversos clientes Java específicos para o sistema operativo do telemóvel. O Tiny Twitter
Com o Windows, os utilizadores podem optar pela utilização de um cliente de mensagens instantâneas gratuito, como o Digsby (http://www.digsby.com/), compatível com Windows XP e Windows Vista e permitindo múltiplas contas de IM, incluindo MSN Messenger, Google Talk e claro, Twitter.
http://imgs.sapo.pt/gfx/451401.gif 
Os utilizadores Windows que utilizem o browser Firefox podem ainda descarregar a extensão twitbin (http://www.twitbin.com/) e utilizar o Twitter directamente do browser.
http://imgs.sapo.pt/gfx/451402.gif 
Para quem utiliza o Windows Vista, estão disponíveis diversos gadgets Twitter para a Sidebar do sistema operativo. O Twadget (http://arsecandle.org/twadget/) é um gadget gratuito, permitindo o envio e visualização de mensagens no Twitter.
http://imgs.sapo.pt/gfx/451403.gif 
No Macintosh e tal como para Windows, os utilizadores dispõem de diversas possibilidades, sendo uma das mais populares o Twitterific, que, embora sendo pago, é um dos melhores interfaces desktop para o Twitter.
http://imgs.sapo.pt/gfx/451404.gif 
Para Linux as opções são ainda mais extensas, com clientes vim e emacs, bem como soluções integradas em diferentes ambientes gráficos e distribuições. O ktwitter providencia um front-end gráfico KDE para o Twitter, restringido ao envio de mensagens.
http://imgs.sapo.pt/gfx/451405.gif 
Para uma lista completa de aplicações Twitter disponíveis para diversos sistemas operativos, consultar a Twitter Fan Wiki.
Em destaque
-    MultimédiaComo seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970?
-    App do diaAcecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro
-    Site do diaHover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites
-    How to TEKModo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
 
  
  
 
Comentários