A publicidade pode fazer-nos rir, pensar, sonhar ou ficar com aquela frase esquisita na cabeça durante as próximas semanas. Se produzir algum destes efeitos significa que foi bem feita e está a cumprir os objectivos que se pedem a um bom anúncio.

A indiferença é o extremo oposto desta tabela e bate recordes quando dois minutos depois do anúncio o espectador já nem se lembra do tema. Hoje acontece cada vez mais, ou não fosse o tempo de exposição de qualquer mortal à publicidade bastante elevado. Ele é na TV, na rádio, no PC e até nas casas de banho públicas.

Ainda assim, o que é verdade é que sempre houve e sempre existirão boas ideias a vingar num mundo de muitas ideias. E fãs para as apreciar, também há muitos. Pensámos neles neste texto e é por isso que avançamos com sugestões de alguns locais onde pode passar quando está sentado em frente ao PC. Pode ser uma forma de fazer uma pausa, ou quem sabe, recordar bons momentos do passado. São sobretudo anúncios de TV mas não só, que já lhe passaram pela vista, ou que marcaram gerações e atraíram atenções noutros países, quase sempre revelando aspectos culturais do país para onde foram pensadas as campanhas. Seja pela ousadia, pelo recato ou pelos motivos usados.

Começando pelo Ads of The World. A plataforma da Jupitermedia assume-se como uma biblioteca de anúncios que pretende reunir o que de melhor se faz em todo o mundo para TV, revistas, outdoors, marketing directo, etc. Aqui pode encontrar grandes produções e também anúncios com menos budget, mas que nem por isso deixaram de conseguir passar uma mensagem com eficácia e ficar na memória de alguns milhões. A pesquisa pode organizar-se por media, regiões e indústria. Depois é só encontrar exemplos de criatividade.

http://imgs.sapo.pt/gfx/465344.gif

Best Ads on TV é outro nome a fixar se quer usar a Internet para fazer uma visita ao mundo da publicidade. O nome do site engana, já que a TV não é o único meio contemplado neste espaço. Aqui também pode encontrar as imagens e os comentários a campanhas publicitárias, ou de marketing, noutros meios, como os jornais, revistas, meios interactivos, etc. O registo que dá acesso aos melhores conteúdos é obrigatório, mas gratuito, e vale a pena. O site também apresenta um ranking das melhores agências publicitárias e associado a cada uma delas está o acesso a algumas das melhores campanhas em que já participaram.

Os próprios sites destas agências também podem ser uma forma de passar um bom bocado, já que algumas delas disponibilizam online e com acesso livre parte dos seus melhores trabalhos de sempre.

http://imgs.sapo.pt/gfx/465346.gif

A prova que o mundo da publicidade fascina milhões é que muitos dos sites mais interessantes do mundo sobre o tema são um trabalho de comunidade, apresentado através de blogs, que entretanto ganham uma dimensão muito para além da página pessoal que decifra o conceito. É o caso do britânico Ad Land. Já assumiu o estatuto de arquivo online de anúncios mas começou como uma paixão pessoal à quase uma década atrás. O site aloja mais de 45 mil anúncios e tem o maior arquivo do mundo de anúncios do Superbowl, ao longo dos últimos 37 anos, garantem os promotores.

http://imgs.sapo.pt/gfx/465343.gif

Outro exemplo que pode visitar na blogosfera é o Best Ads Ever, onde vários utilizadores da plataforma contribuem com o que vão encontrando na net para enriquecer o leque de campanhas que ali é possível ver.

http://imgs.sapo.pt/gfx/465345.gif

Na mesma lógica espreite o Uaddit. O blog reuniu uma lisa de 19 campanhas que ali surgem classificadas como as melhores de todos os tempos. Se o são ou não, não sabemos, mas é certamente uma boa forma de encerrar esta sugestão. Se entrar no site perceberá rapidamente que ali se provam as regras da boa publicidade. Com diferentes objectivos, encontra anúncios que apelam a vários sentidos, mas que raramente nos deixam indiferente.

http://imgs.sapo.pt/gfx/465348.gif

E mesmo, mesmo antes de fechar deixamos só mais uma dica para quem procura recordar bons momentos em português. Na página de Internet do programa transmitido pela SIC Notícias, Imagens de Marca, há um Museu da Publicidade que reúne algumas das delícias que qualquer um gosta de rever. Aqui fica o caminho para lá chegar.

http://imgs.sapo.pt/gfx/465356.gif

Embora orientado a profissionais também pode dar um salto ao Anúncios da TV que promete acesso a algumas das melhores campanhas nacionais e internacionais. Na zona livre de registo vão passando alguns exemplos, nesta altura um pouco desactualizadas (as últimas foram colocadas em Abril).

No YouTube e no Sapo Vídeos também pode encontrar verdadeiras preciosidades, embora tenha de saber o nome do anúncio para chegar até ele. Um fácil é o do restaurador Olex, o eterno exemplo.

Nota de Redacção: A sugestão foi originalmente publicada a 28 de Janeiro de 2009. Nesta segunda publicação acrescenta novas sugestões, referidas nos dois últimos parágrafos.




Cristina A. Ferreira