A sugestão de hoje destina-se a todos aqueles que não conseguem viver ser a companhia de um bom livro, neste caso, de eBooks.

Ficará surpreendido com a quantidade de sites onde poderá encontrar alguns dos livros mais populares da literatura nacional e internacional e em versão gratuita.

Da mesma forma que existem motores de busca para música e filmes, também existem plataformas de pesquisa de eBooks. É o caso do Google Book Search. Aqui vai encontrar vários títulos que pode descarregar para o seu computador ou imprimir.

Nesta plataforma, apenas os livros livres de direitos de autor estão disponíveis para download. No caso dos livros protegidos por direitos de autor gratuitamente só tem acesso a parte do livro online, mas pode ser na mesma uma boa forma de decidir se quer ou não ler o resto da história.

Outro motor de busca de livros electrónicos é o PDFgeni, uma ferramenta que permite encontrar diversos tipos de documento em formato PDF- como o nome indica -, sejam eBooks, formulários ou qualquer outro documento.

A interface desta plataforma é muito intuitiva, parecida à de qualquer motor de busca. Basta colocar o tema ou o título do livro que procuramos na caixa de pesquisas e esperar que os resultados surjam. Depois é só descarregar o ficheiro.

O site do PDFGeni oferece um plugin para o browser Firefox da Mozilla para maior facilidade de utilização.

Alternativas semelhantes a esta plataforma e com o mesmo método de busca são as ferramentas PDF Search Engine e Data-Sheet.

Outra alternativa é o Projecto Gutenberg, uma biblioteca com a versão electrónica de livros do domínio público, sem direitos de autor ou cujos direitos já expiraram.

São mais de 27 mil os livros gratuitos que poderá encontrar nesta plataforma, talvez a mais antiga dentro do género. 290 títulos estão em português.

A biblioteca do Projecto Gutenberg é produzida por centenas de internautas voluntários que colaboram na digitalização e revisão das obras. Actualmente, a média de downloads por mês corresponde a três milhões de obras.

Recentemente, os responsáveis pelo serviço anunciaram que o acervo literário do Projecto Gutenberg estaria disponível em versão Java para telemóveis, o que permite que os livros possam ser descarregados por WAP ou a partir do computador, recorrendo a cabos de ligação ao telemóvel ou bluetooth.

Dentro desta linha, destinada a equipamentos móveis, existe ainda o Manybooks.net, um site onde se encontram diversos livros electrónicos de livre distribuição que podem ser lidos através de equipamentos como PDA, iPod, PSP ou outros dispositivo portátil. No caso da PlayStation móvel existe um endereço especial: psp.manybooks.net.

Os títulos podem ser descarregados em vários formatos, entre os quais PDF, Plucker, eReader, Doc, zTXT, iSilo, iSiloX, RocketBook, TCR, iPod notes e librie.

As buscas podem ser feitas por autor, nome do livro, categoria ou idioma e a disponibilização de novos títulos pode ser acompanhada através de RSS.

Para finalizar esta sugestão, escolhemos o TextOnPhone, uma biblioteca com cerca de 30 mil livros gratuitos e formatados especialmente para leituras em iPhone e iPod Touch.

Neste canal, as buscas estão organizadas por categorias para maior facilidade na pesquisa e os livros estão optimizados para leituras em redes EDGE ou GPRS. O TextOnPhone permite ainda que os utilizadores façam o upload das suas próprias criações para a plataforma, permitindo que os seus trabalhos estejam ao alcance de todos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.